OFICINAS DE GASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Resumen
As oficinas de gastronomia fazem parte das propostas do curso “Educação alimentar e nutricional para servidores ativos da UFC”, que vem sendo ministrado pelas professoras e nutricionistas Adriana Camurça e Diana Carvalho e duas bolsistas do curso de gastronomia Amanda Felicio e Sarah Carvalho, com parceria da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Ceará- UFC. O curso tem como seu principal objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis. A metodologia utilizada são treinamentos individuais, palestras com dinâmicas de grupo e oficinas de gastronomia com preparações saudáveis, práticas e saborosas, de forma a incentivar os participantes a mudar os hábitos alimentares atuais para hábitos mais saudáveis e a prepararem suas próprias refeições. Para o desenvolvimento das oficinas vem sendo elaborado uma cartilha com receitas previamente testadas e padronizadas em fichas técnicas, contendo os ingredientes, a forma de preparo, o rendimento e a composição nutricional, bem como, a foto das preparações desenvolvidas pelo fotografo especializado em gastronomia, professor Robson Nascimento da Mota. As receitas foram pensadas dentro dos temas das palestras como, por exemplo, alimentação funcional, alimentos fitoquímicos, probióticos e pré-bióticos, nutrição esportiva, entre outros. Todas as receitas preparadas nas oficinas serão degustadas pelos participantes. Assim, podemos concluir que a gastronomia em parceria com a nutrição são fundamentais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Maciel, S. C., Marques, A., Carvalho, D., Mota, R., Pontes Siqueira, A. C., & Pontes Siqueira, A. C. (2017). OFICINAS DE GASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5353. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30377
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.