PRÁTICAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Leticia Ellen Vieira Rocha
  • Roberto Ribeiro Maranhao

Resumen

Após a criação do Sistema Único de Saúde nos anos 80, iniciou-se um processo de inserção, na grade curricular dos cursos da saúde, relativo à importância da Atenção Primária na formação de profissionais capacitados para atuar com enfoque humanizado e voltado às necessidades da sociedade. A discussão sobre as vivências e a qualidade da aprendizagem dos estudantes em campos de estágio ligados à atenção básica é essencial na construção de uma analise crítica a respeito da valorização das práticas de saúde na formação dos alunos. Nesse contexto, o presente relato traz a experiência com projeto Primeiro Acesso: Práticas no Sistema Único de Saúde desenvolvido no âmbito dos cursos de saúde da UFC. Como atividades nosso projeto contempla a realização de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas com estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da saúde da Universidade Federal do Ceará, a fim de analisar a percepção desses estudantes sobre as atividades práticas de ensino-aprendizagem efetuadas em duas Unidades Básicas de Saúde de Fortaleza. Ambas são significativos espaços de prática, sempre recebendo alunos de diversos cursos. A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Lineu Jucá localizada a Rua Vila Velha II, bairro Barra do Ceará, e a UAPS Anastácio Magalhães, localizada a Rua Delmiro de Farias, bairro Rodolfo Teófilo, pertencentes à área de abrangência da Secretaria Executiva Regional I (SER I) e Secretaria Executiva Regional III (SER III), respectivamente. Para além da pesquisa o projeto possibilita: Contato com experiência na APS de outros cursos de graduação e pós-graduação, além de documentos que pautam a formação nesta área (DCN). Incentiva a observação e o pensamento crítico a respeito das atividades na APS e oportuniza vivência neste campo. A interlocução disciplinar se mostra como potente ferramenta a ser desenvolvida na medida em que o projeto se consolide com a participação de alunos dos demais cursos da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Vieira Rocha, L. E., & Maranhao, R. R. (2017). PRÁTICAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5401. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30425

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica