PRODUÇÃO DE EXSICATAS PARA ESTUDOS TAXONÔMICOS APLICADO AO ENSINO

Autores/as

  • Yara Neuma de Souza Alves
  • Sávio Justino da Silva
  • Ligia Queiroz Matias

Resumen

Aspectos variados de como as áreas verdes do campus do Pici da UFC podem influenciar para a melhoria do ensino como a análise dessa área para a utilização de material florístico como recurso natural em aulas de botânica. Desta forma, os bolsistas trabalharam com o mapeamento da área, identificando e catalogando as diversas espécies existentes no campus, depois coletando amostras para a produção de exsicatas para estudos taxonômicos aplicado ao ensino. Depois da coleta desse material botânico, passa-se pelo processo de herborização onde as plantas são desidratadas em prensas dispostas em estufas. Eu fiquei responsável pelo processo de montagem e conservação dessas exsicatas que foram produzidos nos laboratórios de Taxonomia de Angiospermae. Eu utilizei vários instrumentos como tesouras, estiletes, papéis, placas de vidro, cola isopor, mesas, caixas e verniz para a conservação do material. O material preparado são kits para o ensino de botânica, sendo eles sementes, frutos, folhas e ervas inteiras. É importante a criação de trabalhos nessa área pois além de termos um maior conhecimento sobre a grande flora existente no campus, também enriquece e melhora a qualidade do ensino no sentido de proporcionar maiores práticas ao aluno, fazendo eles terem um maior contato com o material a ser estudado e, portanto, facilitando o aprendizado. Essa experiência foi muito relevante para mim, pois me proporcionou um maior conhecimento sobre essa área tão importante na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Alves, Y. N. de S., Justino da Silva, S., & Matias, L. Q. (2017). PRODUÇÃO DE EXSICATAS PARA ESTUDOS TAXONÔMICOS APLICADO AO ENSINO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5415. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30439

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica