SALA DE AULA INVERTIDA, UMA NOVA PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE HIDROLOGIA

Autores/as

  • Francisco Danicleiton Silva Braga
  • Mikaely Pereira da Silva
  • Maria Lidiana Ferreira Osmundo
  • Francisco de Assis De Souza Filho

Resumen

Tradicionalmente as aulas de Engenharia são teóricas expositivas e a prática de exercícios é sugerida para momentos externos à aula presencial, reduzindo a intensidade das trocas docente-discente e resultando em uma baixa motivação dos alunos. Como solução, propõe-se a aprendizagem baseada em problemas, que estimula a atitude ativa do aluno em busca do conhecimento, fundamentada no conceito de ensino híbrido, sala de aula invertida, em que o estudo da base conceitual é realizado em casa, de modo on-line, e o tempo em sala de aula é destinado para discussões e atividades práticas. Essa ação tem sido vivenciada na Universidade Federal do Ceará há cinco semestres na disciplina de Hidrologia, ministrada nos cursos Engenharia Civil e Engenharia Ambiental pelo professor Assis Filho, que, em parceria com o Instituto UFC Virtual por meio do PROATIVA (Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem), em 2016, desenvolveu o projeto AMANA. Este tem o intuito de, através de videoaulas, aproximar os alunos dos conteúdos pedagógicos propostos na disciplina de Hidrologia. Dentro do escopo do projeto, vídeos, produzidos e disponibilizados pelo docente, são usados para abordar o conteúdo teórico. Assim, um dos pontos de ação dos bolsistas envolvidos no projeto é, em parceria com o professor, melhorar a qualidade do material multimídia já produzido, com regravações, bem como criar uma leva de conteúdos complementares para a disciplina, desenvolver um repositório digital para disponibilizar o material produzido e propor um modelo de estudo baseado no engajamento, com aspectos interativos e com elementos dos jogos, buscando facilitar a dinâmica de interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo. Por fim, busca-se validar essa produção com os alunos, visando encontrar pontos de melhorias em eventuais problemas no conteúdo ou na abordagem utilizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Silva Braga, F. D., Pereira da Silva, M., Ferreira Osmundo, M. L., & Souza Filho, F. de A. D. (2017). SALA DE AULA INVERTIDA, UMA NOVA PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE HIDROLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5472. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30496

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica