USO DE AQUÁRIOS FEITOS DE MATERIAIS RECICLADOS COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DE ECOLOGIA E MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO
Resumen
O aquarismo é um hobby muito difundido no mundo e consiste na prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, para fins de ornamentação ou estudo. Para tanto, são usados recipientes pequenos de vidro, acrílico ou plástico, chamados de aquários, ou recipientes maiores conhecidos como viveiros ou tanques, que podem ser naturais ou artificiais. O objetivo do presente trabalho foi utilizar o hobby do aquarismo para passar noções básicas de ecologia, sustentabilidade e também matemática, para crianças do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município de Fortaleza, assistidas pelo Projeto Aquares, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFC. Foram utilizadas garrafa pet como matéria-prima para confecção dos aquários com várias formas e modelos. Os aquários foram levados às escolas, e atividades didático-pedagógicas foram previamente preparadas e aplicadas pelos estagiários do projeto. As atividades consistiram na exposição de modelos de aquários previamente confeccionados, além da realização de oficinas de confecção de aquários com formas geométricas, como ferramenta pedagógica para discutir conceitos básicos de ecologia e matemática. Desta forma, as crianças foram estimuladas a discutirem sobre assuntos como reciclagem, reaproveitamento de materiais, meio ambiente aquático e bem-estar, além de formas geométricas e conjuntos numéricos, especialmente ilustrados pelos cardumes de peixes povoados nos aquários. Esta metodologia mostrou-se adequada e despertou o interesse de alunos e professores, tanto no aspecto da confecção dos aquários, como nas discussões dos temas abordados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Pinto, S. F., Souza Santos, A. M., Araujo, L. G., & Cesar, J. R. de O. (2017). USO DE AQUÁRIOS FEITOS DE MATERIAIS RECICLADOS COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DE ECOLOGIA E MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5520. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30544
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.