A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA ÉTICA NO COTIDIANO

Autores/as

  • Francisco Rodrigo Marques Alves
  • Pedro Henrique de Sousa Aragão
  • Adauto Lopes da Silva Filho

Resumen

Resumo O trabalho é decorrente do Projeto denominado A realidade da filosofia, executado no mês de junho pelos integrantes do PIBID/UFC, área de Filosofia, realizado no Colégio Estadual Justiniano de Serpa. Tendo em vista o momento da política nacional, requerendo um questionamento sobre a importância das ciências humanas no currículo escolar, o referido Projeto teve como objetivo evidenciar para os discentes a necessidade da Filosofia no currículo voltada para a resolução de problemas éticos e morais do cotidiano das pessoas. O mesmo teve como fundamentação teórica as obras: Ética à Nicômaco de Aristóteles e a Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Immanuel Kant. A metodologia foi realizada de modo expositiva em um primeiro momento e, posteriormente, foram feitos vários debates. No primeiro momento a exposição teve como objetivo ligar trechos importantes das obras supracitadas relativos ao tema da ética, com situações vividas corriqueiramente, com reflexões filosóficas que foram fundamentais para a resolução de problemas e por meio de exemplos que facilitaram a compreensão dos discentes. Tal compreensão foi vital para o segundo momento que consistiu nos debates por meio dos quais os discentes apresentaram informações e dúvidas acerca do tema apresentado. Como resultados e conclusões pudemos perceber que as exposições e o debate mediado, além de enriquecer o conhecimento dos alunos, também foram importantes para a sua compreensão em relação à necessidade da Filosofia no currículo, principalmente no que tange às questões da ética e a sua reflexão na vida cotidiana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Marques Alves, F. R., Aragão, P. H. de S., & Filho, A. L. da S. (2017). A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA ÉTICA NO COTIDIANO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5549. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30573

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência