A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO FEMININO NO DESENVOLVIMENTO DA QUÍMICA COMO CIÊNCIA – CONTEXTO SOCIOCULTURAL.
Resumo
A química é uma das disciplinas que os alunos do ensino médio mais têm dificuldade de relacionar com o cotidiano em que estão inseridos e, portanto, não conseguem visualizar com clareza a química ao seu redor. Apresentar a Química em um contexto histórico possibilita ao aluno compreender a importância da Química não só no âmbito escolar, mas em um contexto social e cultural. O objetivo desde trabalho foi apresentar a Química em um contexto sociocultural ao longo da história humana, enfatizando o papel da mulher no desenvolvimento da química como ciência e propor um debate sobre sua importância em nossa atualidade. A atividade foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Cesar Cals localizada no município de Fortaleza-CE. Foi aberto um processo de inscrição, onde os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio foram convidados a se inscrever. Os inscritos participaram de seminários e debates que ocorreram no contra turno das aulas A atividade foi realizada em 3 (três) momentos, divididos em 3(três) dias consecutivos. No primeiro momento foi abordado a alquimia e sua importância para construção da química como ciência. No segundo momento foi apresentado e discutido a química clássica e a participação de Marie-Anne Pierrette Paulze (esposa de Lavoisier) nas publicações de seu marido. No terceiro momento foi abordado e posto em debate a química moderna e contemporânea e a importância da mulher como ser protagonista na química e na ciência de modo geral. Durante realização da atividade os alunos assumiram papel protagonista na realização da aula e no desenvolvimento das discussões propostas.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sousa Lima, F. T., Campos, E. de C., Miranda da Silva, R., Lima, D. da S., Brito, R. de S., & Dias Filho, F. A. (2017). A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO FEMININO NO DESENVOLVIMENTO DA QUÍMICA COMO CIÊNCIA – CONTEXTO SOCIOCULTURAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5554. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30578
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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