A VIDA NA METRÓPOLE: ÁGUA, SANEAMENTO BÁSICO, LIXO E SAÚDE
Resumen
Este trabalho relata as atividades dos bolsistas do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na ETI Maria do Socorro Alves Carneiro, no período letivo 2017.1. A aplicação ocorreu nas turmas do Ensino Fundamental (7º e 8º ano). A temática para as intervenções em sala de aula está relacionada a preocupação com a vida nas metrópoles. O processo acelerado da industrialização x urbanização proporcionou progresso para a humanidade, mas junto com esse fenômeno urbano, vieram os problemas socioespaciais como uso e ocupação irregular do espaço urbano, desperdício e poluição dos recursos hídricos, produção de resíduos sólidos, falta de saneamento básico, entre outras. Diante desse contexto, o objetivo dessa prática foi permitir que os estudantes tivessem uma compreensão sobre as relações entre água, saneamento básico, lixo e saúde na metrópole. As atividades foram planejadas em conjunto com o professor supervisor e os professores das disciplinas da escola. A metodologia empregada se deu através de intervenções quinzenais em cada turma, sendo desenvolvidas nas aulas de Geografia com temáticas interdisciplinares envolvendo História e Ciências. Os resultados obtidos especificam-se pelo desenvolvimento dos estudantes de uma consciência crítica sobre a realidade do uso da água e seus impactos na cidade; o questionamento da realidade da pouca abrangência de saneamento básico em Fortaleza e a percepção do por que dessa realidade; o entendimento das problemáticas causadas pelo lixo nas ruas e cursos d’água da cidade, argumentando sobre como a saúde está vinculada aos impactos positivos e negativos ocasionados pela poluição das águas, falta de saneamento e descarte inadequado do lixo. Podemos concluir a importância do desenvolvimento de uma consciência ambiental dentro do âmbito escolar a partir de seu expressivo reflexo na sociedade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Gomes, W. da S. N., Moreira da Silva, E., 044871633-07, Theemerso@gmailcom, & Silva Barbosa, M. E. (2017). A VIDA NA METRÓPOLE: ÁGUA, SANEAMENTO BÁSICO, LIXO E SAÚDE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5571. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30595
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.