AFRICANIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Francisco Fagner Ventura Alves
  • Rayanne Martins
  • Suely Souza de Menezes
  • Maria Jose Albuquerque da Silva

Resumo

O presente trabalho vem se realizando no âmbito do Subprojeto Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID), Universidade Federal do Ceará(UFC), o qual busca promover a alfabetização e o letramento de forma lúdica, com base em projetos com temáticas sociais e culturais. O projeto “África Viva em Nós: reconhecendo a herança que resiste” teve início no segundo semestre de 2017, na Escola Municipal Santos Dumont, Fortaleza-Ce, turmas de 2° ao 5° ano do ensino fundamental, abrangendo cerca de 150 alunos. O objetivo é promover a valorização cultural e o reconhecimento histórico dos povos africanos na sociedade brasileira, por meio da riqueza de ações e aprendizados acerca das culturas afro-brasileiras. A metodologia parte da compreensão que a temática da Africanidade convida as crianças a identificarem em sua própria vivência traços da cultura africana e sua historicidade, conscientização sociopolítica sobre ser negro nos dias atuais, aguçando seu senso crítico sobre preconceito e racismo por meio do trabalho com textos, contos, notícias de jornais e lendas. Segundo Motta (2008), “O letramento busca engajar o aluno em uma atividade crítica através da linguagem, utilizando como estratégia o questionamento das relações de poder, das representações presentes nos discursos e das implicações que isto pode trazer para o indivíduo em sua vida e comunidade”. Foi produzido um texto poético sobre a história da África construído pelos seis bolsistas PIBID, intitulado: Lembranças de Mãe África, contado para estudantes e professores na abertura do projeto. Como resultados, o projeto tem propiciado às crianças mergulharem de maneira dinâmica e acessível na história africana e aspectos como escravidão e contribuições culturais. Para concluir, consideramos que associar temáticas relevantes com o uso de estratégias lúdicas constitui uma ferramenta pedagógica exitosa na escola, favorecendo o aprendizado de todos de forma mais atrativa, crítica e reflexiva.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ventura Alves, F. F., Martins, R., Souza de Menezes, S., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). AFRICANIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5574. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30598

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência