ANÁLISE DE RECURSO DIGITAL: O APLICATIVO “PESANDO CAIXAS” COMO AUXILIAR NO ENSINO DE NOÇÕES ALGÉBRICAS
Resumo
É notório que, nos dias atuais, a educação tradicional está perdendo sua força no que diz respeito à obtenção da atenção dos alunos e, cada vez mais, novas ferramentas estão adentrando às salas de aula como forma de auxílio aos professores em suas jornadas diárias para fazer com que os estudantes, sejam eles crianças, jovens ou adultos, participem de forma ativa do processo de ensino e de aprendizagem e sintam-se seguros com o que aprenderam. Nesta perspectiva, analisamos o aplicativo “Pesando Caixas” com a intenção de saber se é uma boa ferramenta para trabalhar conceitos básicos de álgebra com estudantes que estejam no estágio inicial de aprendizagem destes conceitos matemáticos. O objetivo desta análise pauta-se em discorrer sobre quais são os desafios, capacidades e limitações do aplicativo para o desenvolvimento de uma aula que garanta a melhor compreensão dos conceitos matemáticos pelos alunos. Sugere-se que o aplicativo seja usado no início dos estudos sobre os conceitos algébricos básicos, desta forma, quando se depararem com as operações contidas nos livros didáticos, terão um norte para prosseguir na resolução. “Pesando Caixas” trabalha com pequenos desafios onde os usuários devem, por meio de valores conhecidos, encontrar o valor de incógnitas, o que desenvolve a ideia de trabalho com equações do primeiro grau. Nesta análise constatamos, portanto, que o aplicativo é uma ferramenta ideal para auxílio do professor que deseja explorar os conteúdos iniciais de álgebra de forma lúdica, dentro e fora de sala de aula.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Soares, C. G., Costa, E. de C., Feitosa, M. H., Menezes, T. O., & Braga de Castro, J. (2017). ANÁLISE DE RECURSO DIGITAL: O APLICATIVO “PESANDO CAIXAS” COMO AUXILIAR NO ENSINO DE NOÇÕES ALGÉBRICAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5580. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30604
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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