CÉLULA E PERCEPÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR.

Autores/as

  • Francisco Breno Silva TeÓfilo
  • Álvaro Luis Freitas Coelho
  • Maria Izabel Gallão
  • Raphael Alves Feitosa

Resumen

O estudo da célula é considerado um desafio para docentes da educação básica. As justificativas vão desde a abstração do conteúdo até a carência de laboratórios. Como solução, aulas práticas são recorrentemente lembradas por autores que buscam a incentivar a sua aplicação e implementação em escolas. Dito isso, um dos objetivos desta comunicação é reforçar a relevância dessa modalidade durante a disciplina de biologia numa escola pública de Fortaleza. Após apresentação dos principais conceitos numa “tempestade de ideias” sobre o tema (com destaque para a membrana plasmática), parte dos alunos relataram dificuldades em correlacionar o assunto com as imagens dos livros didáticos (LD). Diante da situação, foi realizada uma atividade que buscou diagnosticar a percepção dos estudantes aos diferentes aspectos da célula, como forma e tamanho. Para obtenção dos dados, os alunos foram instruídos a elaborarem três desenhos de dimensões distintas. Mantendo noções de proporcionalidade, os alunos traçaram representações de si mesmo, de um objeto de preferência e, o que, segundo eles, representava uma célula. Ademais, o último desenho deveria conter uma justificativa de ter ilustrado (ou não) a célula de tal modo. Assim, percebeu-se que alguns estudantes evidenciaram uma visão distorcida das células – ocasionadas por interpretações equivocadas das imagens apresentadas em LD e suas respectivas legendas. Além de grande uniformidade entre os desenhos, outras associações inadequadas, também se notou a insegurança dos alunos ao reproduzir graficamente uma célula, independentemente de proporção. Em seguida, os alunos, finalmente, tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática e, após a vivência, refizeram seus desenhos, que passaram a exibir uma maior diversidade de formatos e informações diversificadas. Dessa forma, os resultados obtidos indicaram que, nessa perspectiva, utilização de aulas práticas foi positiva, facilitando a familiarização dos estudantes com a temática.

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Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Silva TeÓfilo, F. B., Freitas Coelho, Álvaro L., Gallão, M. I., & Feitosa, R. A. (2017). CÉLULA E PERCEPÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5606. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30630

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência