DESAFIOS NO PROCESSO DE INSERÇÃO DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LUIS FELIPE
Resumo
O intuito deste trabalho é descrever as dificuldades e os resultados alcançados em torno das atividades realizadas tanto em sala de aula quanto nas oficinas de contraturno pelo subprojeto Pibid Música UFC/Sobral que foram desenvolvidas na escola de Ensino Médio Luís Felipe, localizada na cidade de Sobral-Ce. A metodologia tem como base a análise observacional da relação de ensino e de aprendizagem das aulas ministradas pelos bolsistas ID atrelada a participação e receptividade dos alunos. Dentre as dificuldades apontadas pelos bolsistas ID durante a aula de Artes, destaca-se a dificuldade inicial quanto a atenção contínua da turma. Uma solução destacada foi trazer um repertório que fosse de acordo com a preferência musical dos alunos de cada sala, visando uma maior interação dos alunos na aula. O principal problema relatado pelos bolsistas ID com relação a oficina de Música no contraturno foi a questão da infrequência, e até ausência, dos alunos em participar das atividades musicais oferecidas (coral e violão), as quais não tiveram uma boa resolução, apesar dos esforços de divulgação nas salas e dos diálogos de comprometimento do trabalho junto aos alunos. Além disso, foi ressaltado positivamente pelos bolsistas ID o apoio do núcleo gestor da escola para com o referido subprojeto e, também, a disponibilização de um espaço físico adequado para a realização das Oficinas de Música. Por fim, constata-se que o Pibid proporciona uma experiência única de iniciação à docência com a realidade escolar. A superação de cada dificuldade encontrada na escola, motivou os bolsistas ID a elaborar novas estratégias de ensino-aprendizagem musical e a continuar aperfeiçoando suas práticas docentes junto a área de Música.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Peixoto, F. W. da S., Francisco dos Santos, B., Dias Carneiro, A. H., & Ancelmo Benvenuto, J. E. (2017). DESAFIOS NO PROCESSO DE INSERÇÃO DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LUIS FELIPE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5627. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30651
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.