DESAFIOS NO PROCESSO DE INSERÇÃO DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LUIS FELIPE

Autores

  • Franklin Wezenhouer da Silva Peixoto
  • Bruno Francisco dos Santos
  • Antonio Harles Dias Carneiro
  • Joao Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O intuito deste trabalho é descrever as dificuldades e os resultados alcançados em torno das atividades realizadas tanto em sala de aula quanto nas oficinas de contraturno pelo subprojeto Pibid Música UFC/Sobral que foram desenvolvidas na escola de Ensino Médio Luís Felipe, localizada na cidade de Sobral-Ce. A metodologia tem como base a análise observacional da relação de ensino e de aprendizagem das aulas ministradas pelos bolsistas ID atrelada a participação e receptividade dos alunos. Dentre as dificuldades apontadas pelos bolsistas ID durante a aula de Artes, destaca-se a dificuldade inicial quanto a atenção contínua da turma. Uma solução destacada foi trazer um repertório que fosse de acordo com a preferência musical dos alunos de cada sala, visando uma maior interação dos alunos na aula. O principal problema relatado pelos bolsistas ID com relação a oficina de Música no contraturno foi a questão da infrequência, e até ausência, dos alunos em participar das atividades musicais oferecidas (coral e violão), as quais não tiveram uma boa resolução, apesar dos esforços de divulgação nas salas e dos diálogos de comprometimento do trabalho junto aos alunos. Além disso, foi ressaltado positivamente pelos bolsistas ID o apoio do núcleo gestor da escola para com o referido subprojeto e, também, a disponibilização de um espaço físico adequado para a realização das Oficinas de Música. Por fim, constata-se que o Pibid proporciona uma experiência única de iniciação à docência com a realidade escolar. A superação de cada dificuldade encontrada na escola, motivou os bolsistas ID a elaborar novas estratégias de ensino-aprendizagem musical e a continuar aperfeiçoando suas práticas docentes junto a área de Música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Peixoto, F. W. da S., Francisco dos Santos, B., Dias Carneiro, A. H., & Ancelmo Benvenuto, J. E. (2017). DESAFIOS NO PROCESSO DE INSERÇÃO DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LUIS FELIPE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5627. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30651

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência