LIBERDADE DE EXPRESSÃO OU DISCURSO DE ÓDIO? DEBATES SOBRE O FASCISMO E O NEONAZISMO NA SALA DE AULA

Autores

  • Ana Mylena Costa de Almeida
  • Jobson Viana de Oliveira
  • Ana Carla Sabino Fernandes

Resumo

O presente trabalho intitulado “Liberdade de expressão ou discurso de ódio? Debates sobre o fascismo e o neonazismo na sala de aula” tem como objetivo discorrer sobre uma intervenção realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Liceu do Ceará-EEMTI, na turma de primeiro ano do ensino médio, que visava o debate em sala de aula sobre o neonazismo e o fascismo na sociedade atual, tomando como referência os protestos de extrema-direita realizados na cidade universitária Charlottesville contra negros, imigrantes, gays e judeus, no Estado norte-americano de Virgínia. A pesquisa se iniciou a pedidos dos alunos que após perceberem que alguns de seus colegas compartilhavam de opiniões parecidas com as dos manifestantes norte-americanos se sentiram incomodados e notaram a necessidade de levar o debate adiante. Com a finalidade de conceitualizar “nazismo”, “fascismo” e “neonazismo”, e levantar discussões acerca da diferença dos termos “discurso de ódio” e “liberdade de expressão”, as aulas ocorreram em formato de debates e palestras, feitas com o uso de material iconográfico e a presença de alguns professores da rede pública de ensino que apresentavam aos alunos as consequências da implantação do discurso pregado pelos nazistas e a tentativa de implantação de uma raça superior, a raça ariana, também mostrando a situação desumana dos campos de concentração alemães. Portanto, o trabalho alcançou seus objetivos, e mostrou aos alunos que discursos que depreciam alguém ou um grupo não podem ser aceitos como algo rotineiro e muito menos normal, e que isso pode acarretar até mesmo problemas jurídicos para os que insistirem no discurso de ódio.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Costa de Almeida, A. M., Viana de Oliveira, J., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). LIBERDADE DE EXPRESSÃO OU DISCURSO DE ÓDIO? DEBATES SOBRE O FASCISMO E O NEONAZISMO NA SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5664. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30688

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência