OS SIGNIFICADOS E O OLHAR ATENTO DOS BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS SOBRE A NATUREZA

Autores/as

  • Marcelle Arruda Cabral Costa
  • Francisca Paloma Almeida Vidal
  • Dayanna Araújo da Fonseca
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumen

Este trabalho apresenta uma prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil, o projeto “Bichos”, realizado em 2017, que integrou experiências entre bebês e crianças pequenas, em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Fortaleza. As autoras participam do Projeto de Extensão “O trabalho com Projetos na UUNDC/UFC: contribuindo para a organização do trabalho pedagógico de professores da Educação Infantil” que busca fomentar a troca e ampliação de conhecimentos sobre a organização do trabalho na Educação Infantil. Objetivamos evidenciar algumas ações potentes dos bebês e crianças pequenas que contribuem para que elas, cotidianamente, possam desbravar e também conhecerem o mundo. Exercitando a escuta dos interesses e conhecimentos das crianças, no que se refere à valorização do protagonismo infantil, colocamos em prática a Pedagogia de Projetos de modo a aprofundar as pesquisas e amplificar as experiências e conhecimentos das crianças sobre a natureza tema de grande significância para elas. Diante, das descobertas e interações destacamos algumas experiências como as investigações sobre os bichos que moram no gramado e as culinárias, instigando os interesses e as aprendizagens das crianças que a partir de múltiplas linguagens puderam ampliar seus conhecimentos sobre o nome dos animais, quais nós podemos pegar ou não e como se locomovem, etc. Sendo assim, percebemos que as interações entre crianças de diferentes idades bem como a sua curiosidade sobre a natureza dão indícios de uma Educação Infantil de qualidade. Adotamos como referencial teórico Edwards (2016); Rinaldi (2012); Freire (1983), Dewey (1959), Fochi (2015). Nesse contexto, apontamos o permanente papel do professor em arquitetar, partindo da organização de tempos, espaços e materiais, contextos investigativos que desafiem as crianças a construírem o inédito, a entrelaçarem conhecimentos e a assombrar-se diante de tudo que as rodeia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Cabral Costa, M. A., Almeida Vidal, F. P., Araújo da Fonseca, D., & Cabral Costa, M. A. (2017). OS SIGNIFICADOS E O OLHAR ATENTO DOS BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS SOBRE A NATUREZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5707. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30731

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência