UTILIZAÇÃO DE FLASH CARDS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE MORFOLOGIA FOLIAR
Resumo
A Botânica é a ciência que objetiva estudar e compreender as plantas em toda a sua complexidade, tendo como principais ramos de estudo a fisiologia, morfologia e sistemática. Tais estudos são importantes em diferentes áreas de atuação profissional, como Biologia, Agronomia, Zootecnia e Biotecnologia, sendo utilizada de forma interdisciplinar e como conhecimento base para resolução de problemáticas do cotidiano destes. Um dos problemas enfrentados pelos docentes no ensino de Botânica é o desinteresse dos estudantes em relação a essa ciência. Com o intuito de estimular o interesse dos estudantes, faz-se ao utilização de ferramentas visuais para melhor fixação do conteúdo ministrado na teoria, apresentando ao alunos exemplos reais. A coleta de material botânico é morosa. Além disso, várias as instituições de ensino no Brasil estão localizadas em ambientes áridos/semi-áridos, como é o caso da Universidade Federal do Ceará. O clima no estado do Ceará é caracterizado por uma estação seca e outra úmida. A coleta de material botânico é favorecida na estação chuvosa (úmida), já na estação seca é dificultada. Dessa forma, a utilização de flash cards no ensino de botânica é uma ferramenta adicional no aprendizado. Folhas de diferentes espécies foram coletadas, prensadas e desidratadas, utilizando a técnica de herborização. As folhas secas foram então coladas em cartolina e plastificadas, para aumentar sua durabilidade, facilitando a reutilização do material em turmas subsequentes. Foram confeccionados cinco flash cards: (1) ramo com folhas simples e completa (i.e. contendo duas estípulas, pecíolo e limbo); (2) folha simples mostrando a presença de ocrea (i.e. fusão de estípulas); (3) heterofilia foliar e glândula secretora peciolar; (4) folhas compostas (i.e. folhas unifoliolada, pinada e bipinada); e (5) variação no formato foliar do limbo (folha peltada, cordiforme, lanceolada, sagitada, obovada, ovada, oblonga e elíptica).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Costa Pereira, I. M., & Cotta Coutinho, I. A. (2017). UTILIZAÇÃO DE FLASH CARDS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE MORFOLOGIA FOLIAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5752. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30776
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.