UTILIZANDO A DEMONSTRAÇÃO DA IRRACIONALIDADE DO NÚMERO DE EULER NO ENSINO MÉDIO
Resumen
Buscando estimular o estudo aprofundado de alguns conteúdos específicos da Matemática, bem como gerar maior interação entre os bolsistas do PIBID durante o ensino remoto, o coordenador do projeto, Marcelo Melo, compartilhou conosco 16 temas, um para cada bolsista, de forma que cada um fizesse uma apresentação via Google Meet para o professor e os demais colegas do PIBID expondo o tema proposto. Uma das sugestões dadas pelo coordenador durante essas exposições que aconteciam inicialmente de forma semanal, mas em seguida passaram a acontecer a cada 15 dias, era que buscássemos atrelar nossas pesquisas à nossa atuação nas escolas. Embora seja possível fazê-lo para todos os temas, alguns eram mais difíceis que outros devido à sua complexidade e distanciamento da realidade do ensino médio (por exemplo a prova da transcendência de pi e também os números de Liouville). Para o tema "O número e é irracional", notou-se forte correlação com conteúdos do ensino médio na demonstração em si, tornando-a acessível a este público, bem como uma contextualização histórica tão interessante quanto. Dessa forma, conclui-se que a apresentação de tal demonstração no contexto do ensino médio pode ser tanto uma ferramenta de aproximação dos alunos com a matéria de Matemática, como uma forma de trabalhar conteúdos estudados por eles e reforçar esses conhecimentos de uma maneira diferente da usual. Por fim, podemos citar também a relevância deste tema para a aproximação da Matemática que é vista no ensino médio para aquela que de fato é vista no ensino superior, pois, enquanto a Matemática do ensino médio é mais voltada para a aplicação de fórmulas dadas, a pesquisa em Matemática exige bastante domínio de demonstrações e, por isso, esse é um dos primeiros e mais importantes conteúdos vistos por ingressantes dos cursos de Matemática, com mais ênfase na modalidade Bacharelado, mas também na modalidade Licenciatura.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Alan Cruz Freitas, C., Gonçalves da Costa, E., & Ferreira de Melo, M. (2021). UTILIZANDO A DEMONSTRAÇÃO DA IRRACIONALIDADE DO NÚMERO DE EULER NO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(19), 696. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/72897
Número
Sección
VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
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