UTILIZANDO A DEMONSTRAÇÃO DA IRRACIONALIDADE DO NÚMERO DE EULER NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Carlos Alan Cruz Freitas
  • Elizeu Gonçalves da Costa
  • Marcelo Ferreira de Melo

Resumen

Buscando estimular o estudo aprofundado de alguns conteúdos específicos da Matemática, bem como gerar maior interação entre os bolsistas do PIBID durante o ensino remoto, o coordenador do projeto, Marcelo Melo, compartilhou conosco 16 temas, um para cada bolsista, de forma que cada um fizesse uma apresentação via Google Meet para o professor e os demais colegas do PIBID expondo o tema proposto. Uma das sugestões dadas pelo coordenador durante essas exposições que aconteciam inicialmente de forma semanal, mas em seguida passaram a acontecer a cada 15 dias, era que buscássemos atrelar nossas pesquisas à nossa atuação nas escolas. Embora seja possível fazê-lo para todos os temas, alguns eram mais difíceis que outros devido à sua complexidade e distanciamento da realidade do ensino médio (por exemplo a prova da transcendência de pi e também os números de Liouville). Para o tema "O número e é irracional", notou-se forte correlação com conteúdos do ensino médio na demonstração em si, tornando-a acessível a este público, bem como uma contextualização histórica tão interessante quanto. Dessa forma, conclui-se que a apresentação de tal demonstração no contexto do ensino médio pode ser tanto uma ferramenta de aproximação dos alunos com a matéria de Matemática, como uma forma de trabalhar conteúdos estudados por eles e reforçar esses conhecimentos de uma maneira diferente da usual. Por fim, podemos citar também a relevância deste tema para a aproximação da Matemática que é vista no ensino médio para aquela que de fato é vista no ensino superior, pois, enquanto a Matemática do ensino médio é mais voltada para a aplicação de fórmulas dadas, a pesquisa em Matemática exige bastante domínio de demonstrações e, por isso, esse é um dos primeiros e mais importantes conteúdos vistos por ingressantes dos cursos de Matemática, com mais ênfase na modalidade Bacharelado, mas também na modalidade Licenciatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Alan Cruz Freitas, C., Gonçalves da Costa, E., & Ferreira de Melo, M. (2021). UTILIZANDO A DEMONSTRAÇÃO DA IRRACIONALIDADE DO NÚMERO DE EULER NO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(19), 696. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/72897

Número

Sección

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência