AS APLICAÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES
Resumen
No decurso da formação em Tradução, os alunos travam contato com diversos recursos de assistência ao processo tradutório. Estes estarão presentes com frequência em suas rotinas profissionais. As habilidades necessárias para a prestação de um serviço qualificado podem ser desenvolvidas a partir da capacitação nas ferramentas empregadas para traduzir. Para além de pesquisas em dicionários bilíngues ou de consultas a profissionais formados na área do documento a ser traduzido, a análise de corpus é outra ferramenta que provém mais uma opção auxiliar à prática de tradução. Posto isto, no presente trabalho serão discutidas as variadas aplicações da Linguística de Corpus no contexto da didática em Tradução. Tencionando reforçar que é fundamental que o aprendiz esteja informado sobre os dispositivos que ajudam nesta prática profissional, discorreremos acerca da inserção de recursos computadorizados de investigação em corpus na formação dos tradutores. Primeiro, revisaremos conceitos da Linguística de Corpus para então descrevermos a ligação entre esta metodologia e os Estudos da Tradução. Em seguida, trataremos da análise de corpus e a formação profissional em Tradução para que, assim, possamos apontar exemplos de aplicações desta no ensino de tradução. Desta forma, contribuiremos para a formação de tradutores adicionando possibilidades de tarefas a serem aplicadas em salas de aula tais como as de prática de tradução.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Freitas de Assis, L., & Costa Fortier Silva, D. (2021). AS APLICAÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1983. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75106
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.