AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA PROPAFENONA EM ASSOCIAÇÃO A OXACILINA FRENTE A CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES À METICILINA.
Resumen
O uso intenso e equivocado de antimicrobianos associado ao irremissível processo de resistência bacteriano, resultou por abreviar o advento de bactérias multirresistentes. Anexo a isso, o Staphylococcus aureus e sua variante resistente à meticilina, intitulada de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (SARM) apresenta resistência natural a quaisquer antibióticos β-lactâmicos e constantemente tem sido apresentado relativo a boletins epidemiológicos nacionais, concernentes a infecções primárias da corrente sanguínea, de maneira gradativa ao decorrer dos anos. As consequências do duradouro estágio de internação são deletérias em ambos os conceitos concebidos por pacientes e por hospitais. O elevado custo na terapêutica de cepas SARM, inspiram a urgência de opções viáveis à vigente terapia. Associado a isso, o reposicionamento do antiarrítmico propafenona associado a um fármaco β-lactâmico mostra-se como uma promessa e uma alternativa a problemática antimicrobiana. O estudo procurou avaliar o efeito antimicrobiano da propafenona em associação a oxacilina frente a cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina. As metodologias empregadas foram o Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos por microdiluição em caldo e o Checkerboard, onde concentrações dos fármacos isolados previamente identificadas, foram combinadas e sua possível interação farmacológica foi classificada de acordo com a interação entre as moléculas. A propafenona apresentou inibição do crescimento bacteriano nas concentrações de 500 e 250 µg/ml em células planctônicas. No Checkerboard, com exceção de uma cepa, todas as demais apresentaram interação do tipo sinérgica. Por fim, o estudo evoca o potencial da propafenona como uma plausível molécula adjuvante no rejuvenescimento antimicrobiano de fármacos já datados na terapêutica atual.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Mesquita CÂndido, T., Carvalho de Oliveira, L., Vitoriano Nobre Júnior, H., Rocha da Silva, C., & Rocha da Silva, C. (2021). AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA PROPAFENONA EM ASSOCIAÇÃO A OXACILINA FRENTE A CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES À METICILINA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2024. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75147
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.