CARTOGRAFIA DE MODOS DE PARTICIPAÇÃO DE INFÂNCIAS EM PRÁTICAS CULTURAIS EM TERRITÓRIOS URBANOS DE FORTALEZA
Resumen
Este trabalho apresenta composições de uma dissertação em andamento cujo objetivo é analisar os efeitos da participação nos modos de subjetivação de crianças em práticas culturais em territorialidades urbanas de Fortaleza, Ce. Esta pesquisa tem sido desenvolvida através do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência e Produções de Subjetividades (VIESES/UFC). Pôr em análise os efeitos da participação nos modos de subjetivação das infâncias apresenta-se enquanto um desafio teórico, ético e metodológico, uma vez que historicamente, no que se refere aos estudos sobre infâncias, essa participação e seus efeitos tem sido uma temática invisibilizada. Metodologicamente, lançamos mão de uma abordagem qualitativa tendo como inspiração a perspectiva da Pesquisa-Intervenção orientada pelo método cartográfico. Compondo também a partir da perspectiva da Psicologia Social, tendo por referenciais teóricos autoras/es pós-estruturalistas, decoloniais e interseccionais. Buscando fomentar reflexões sobre infâncias, processos de subjetivação, contextos de violência, desigualdades e exclusão social. Para isso, toma-se, enquanto objetivos específicos: 1) Mapear que modos de participação de crianças são agenciados através do Clube de leitura da Biblioteca Livro Livre Curió e do Curso Audiovisual da ONG Fábrica de Imagens; 2) Discutir que diagramas são produzidos pelas crianças nessas práticas culturais; 3) Problematizar que narrativas crianças trazem sobre seus cotidianos ao participarem dessas atividades em tempos de pandemia. Desse modo, esse estudo busca uma melhor compreensão sobre a participação das infâncias, seus efeitos, diagramas que podem ser criados por estas enquanto linhas de fuga e entender como lugares não institucionalizados podem contribuir com os processos de singularização dessas infâncias. Agradecimento ao financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio de bolsa de mestrado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Leonardo, C. dos S., & Paulo Pereira Barros, J. (2021). CARTOGRAFIA DE MODOS DE PARTICIPAÇÃO DE INFÂNCIAS EM PRÁTICAS CULTURAIS EM TERRITÓRIOS URBANOS DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2047. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75170
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.