CULTURAS DAS IMAGENS E INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E COTIDIANO
Resumen
Na contemporaneidade, a cultura das imagens é uma sólida e real área de pesquisa na relação interdisciplinar entre currículos da educação básica. O termo tem sido usado a ampliação de um conteúdo que abrange obras provenientes das belas artes, imagens e objetos da cultura popular, imagens digitais, imagens e desenhos feitos pelas crianças, bem como todas as formas de imagens estáticas ou não voltadas para o campo visual. Trabalhar com eventos visuais em conteúdos educacionais nas séries iniciais implica estar ciente de questões como “quando se olha”, “como se olha”, “onde se olha”, “quem se olha”, “o que se olha”. A imagem, o objeto, a materialidade, o suporte e a influência do entorno retribuem o olhar do espectador. Em contrapartida, inspirados pela teoria crítica, pelo construtivismo e pela experienciação, defendemos que o uso de imagens em conjunto com outros fenômenos visuais constitui um processo cultural de aprendizagem de literacia semelhantes as formas pelas quais as crianças adquirem a língua falada e escrita. Por conseguinte, o modo como nos relacionamos com os fenômenos visuais e imagens são social e culturalmente determinados. Em uma perspectiva pedagógica, ou da “pedagogia das culturas visuais”, nenhum tipo de fenômeno visual é excluído, classificado previamente ou constituído normativamente, todos são considerados relevantes, construídos com base em outros fenômenos visuais e signos, empregados em diversos contextos e em constante mudança. Com isso, com o objetivo de criar formas dinâmicas de pedagogia de cultura visual, refletimos sobre a possibilidade de construção de um currículo para as séries iniciais baseado na multimodalidade, sob a forma de imagem e texto/fala, música/sons, oferecendo oportunidades ilimitadas no âmbito educacional na infância. Como fundamentação teórica, citamos pressupostos de John Dewey, Paul Duncum, Mie Buhl e Ingelise Flensborg.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Isabel Rodrigues Marcos, A., Ferreira Basílio, E., & Tavora Furtado Ribeiro, L. (2021). CULTURAS DAS IMAGENS E INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E COTIDIANO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2075. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75198
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.