Exposição na ponta dos dedos: Proposta de acessibilidade por meio de fotografia tátil, rastreamento de toque e audiodescrição
Resumen
Uma exposição composta de fotografias feitas por cegos contará com um processo de acessibilização, contendo peça tátil, audiodescrição e rastreamento de toque. Este artigo tem o objetivo de descrever esse processo, com ênfase na materialização e no rastreamento. A metodologia envolve um estudo descritivo- exploratório, no qual serão elaboradas e testadas a audiodescrição, a peça tátil e o sistema de rastreamento. Os resultados preliminares demonstraram que cada uma das etapas da acessibilização é complementada pela outra, tendo o sistema sido aprovado por duas consultoras do projeto. Esse tipo de acessibilização deverá ser feito em vários museus do Ceará.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Rebeca Barroso Lima, N., & César Cavalcante Vieira, R. (2022). Exposição na ponta dos dedos: Proposta de acessibilidade por meio de fotografia tátil, rastreamento de toque e audiodescrição. Encontros Universitários Da UFC, 6(21). Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/80651
Número
Sección
Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.