A HERMENÊUTICA OBJETIVA NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE O MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES.
Resumen
O presente trabalho é o relato de uma atividade desenvolvida por parte do projeto "Um espaço-tempo para se aprender a aprender: o Laboratório de ensino como lócus da formação humana”, dentro do Laboratório de pesquisa em ensino de Biologia - LEBIO e através da Bolsa de Iniciação Acadêmica. Tendo como base o Movimento de Ocupações ocorrido nas escolas brasileiras durante os anos de 2015 e 2016, o trabalho visa a obtenção e análise de relatos de estudantes que atuaram ativamente durante o movimento, principalmente no que tange a ocupação ocorrida no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará. Desta forma, espera-se que os relatos contribuam para a construção da narrativa dos estudantes acerca do movimento, em especial para a auto-organização estudantil exercida. Os relatos foram obtidos através de entrevistas realizadas no formato on-line, por meio da plataforma Google Meet, com perguntas previamente estabelecidas acerca da temática. Ao todo, foram cinco entrevistas produzidas, entre os meses de dezembro de 2023 e julho de 2022, com antigos estudantes que participaram da ocupação do Departamento de Biologia em 2016. O conteúdo das entrevistas realizadas foram transcritos, e, a partir delas, a metodologia seguida será com base na Hermenêutica Objetiva. Adiante, com um melhor desenvolvimento do trabalho, o conteúdo das entrevistas será analisado a fim de observar padrões de respostas em cada uma das perguntas feitas a partir do contexto das Ocupações. Por fim, espera-se que a narrativa construída possa acrescentar na literatura acerca do Movimento das Ocupações uma visão sobre esse período dentro do Departamento de Biologia na Universidade Federal do Ceará.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Oliveira, F. de L., & Alves Feitosa, R. (2022). A HERMENÊUTICA OBJETIVA NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE O MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 854. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85607
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.