O QUADRO NORTEADOR DE PESQUISA COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO DE ESCRITA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA
Resumen
O presente trabalho surgiu através da necessidade que os iniciantes nas práticas discursivas acadêmicas, alunos recém-ingressos do curso de letras, enfrentam ao se depararem com a escrita acadêmica na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA). No âmbito dessa disciplina, os estudantes são motivados a aprenderem como planejar uma pesquisa acadêmica e, em função disso, lhes é apresentado o Quadro Norteador de Pesquisa (QNP), uma ferramenta pedagógica que ajuda os alunos em seu processo inicial da escrita de um projeto de pesquisa (ARAÚJO, PIMENTA, COSTA, 2015; ARAÚJO, DIEB, COSTA, 2017). Nesse sentido, essa pesquisa tem o enfoque no feedback dos alunos da disciplina após a elaboração de seus QNPs a fim de examinarmos como esse mecanismo pedagógico os auxiliaram para a construção do projeto de pesquisa, sobretudo no aprimoramento da escrita do trabalho. O estudo tem como principal objetivo a depreensão sobre as contribuições da utilização do QNP como ferramenta para o aperfeiçoamento da escrita do projeto de pesquisa, além de saber como foi o processo de construção do QNP, através dos comentários feitos pelos alunos. Desse modo, para se obter os dados, foi utilizada a plataforma Google Forms para produzir um survey com o intuito de coletar os dados acerca da experiência dos alunos com o QNP. De acordo com a análise desses dados, observamos os diversos impactos positivos que essa ferramenta proporcionou para os alunos. Além do mais, eles puderam desenvolver a escrita acadêmica a partir do processo de criação do QNP. Portanto, os resultados dessa análise nos permite concluir que esse instrumento didático tem papel fundamental no processo de desenvolvimento dos letramentos destinados à aprendizagem da escrita do projeto de pesquisa, pois norteia o pesquisador sobre a sua própria pesquisa a partir das indagações trazidas pelo QNP, que é o primeiro passo, basilar para a construção de todo o projeto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Savio Sousa Costa, B., & Cesar Rosa de Araujo, J. (2022). O QUADRO NORTEADOR DE PESQUISA COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA DE ENSINO DE ESCRITA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1077. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85833
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.