ENGRANDECIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL NA ATIVIDADE DE MONITORIA
Resumo
A profissão mais importante do mundo é a de professor, devido à sua precedência sobre as outras profissões, abrangendo todas as camadas sociais, culturais e econômicas. Desde a invenção da escrita, os mestres repassam o seu conhecimento e trocam informações com os seus pupilos. Através dos professores somos orientados a questionar, argumentar e nos tornar profissionais de excelência, levando como base a maior parte do conhecimento aprendido ao longo de nossas vidas. A Universidade Federal do Ceará possui um programa de Iniciação à Docência (PID), que oferece aos alunos a oportunidade de auxiliar e tirar dúvidas de seus colegas, os alunos que fazem parte do programa são denominados monitores. O objetivo de se tornar monitor foi buscar experiências dentro da universidade de modo a se especializar em áreas de interesse e vivenciar novas oportunidades. No início do ano, participando do PID, obtive a oportunidade de participar e propor atividades para desenvolvimento dos estudantes da disciplina, dentro destas atividades foram desenvolvidos com os estudantes estudos dirigidos, consultorias pessoais, grupos no Facebook e no WhatsApp para que os estudantes pudessem entrar em contato e sanar dúvidas. Ao final do semestre 2017.1, foi entregue um questionário avaliativo sobre a monitoria para os alunos da turma da disciplina de Levantamento e Classificação dos Solos, do Departamento de Ciências do Solo. O resultado foi muito gratificante, pois 62% dos estudantes responderam que a monitoria foi muito importante para tirar dúvidas complementares e 52% acreditam que a monitoria é relevante para o seu aprendizado. Concluo que a atividade de ser monitor (a) é de suma importância para descobertas, qual caminho seguir após o término da graduação, as experiências que te engrandecem tanto no âmbito social quanto no pessoal. Dessa forma, melhorando a desenvoltura ao falar em público, trocando informações e saberes com os colegas, ascendendo a vivência universitária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lopes, L. M., & Toma, R. S. (2017). ENGRANDECIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL NA ATIVIDADE DE MONITORIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4235. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29259
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.