UMA DIFERENTE PERSPECTIVA SOBRE O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS.

Autores

  • Karoline de Sousa Bezerra
  • Assiria Vasconcelos Leitão
  • Emilly Victoria de Oliveira Marinho
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Levando em consideração que o raciocínio lógico fornece maneiras diferenciadas de resolução de problemas, e tomando ciência de que a utilização deste meio não exige nenhum aprofundamento matemático, o Laboratório de Pesquisa Multimeios na Faculdade de Educação - UFC ofertou o curso de extensão Raciocínio Lógico Matemático: suas lógicas e seus desdobramentos. Este curso se estrutura em encontros semanais e atividades a distância, que contam com a utilização da plataforma Moodle. A partir da plataforma o curso se esquematiza em 7 módulos no total, e os participantes são instigados a interagir semanalmente nos tópicos e fóruns postados por orientadores e/ou alunos em geral, diretamente na plataforma. O curso é destinado a todos que tenham interesse no assunto, visto que não possui pré-requisitos técnicos sofisticados ou conhecimentos elaborados acerca da matemática e tem como objetivo atender não só uma demanda de desmistificação do raciocínio matemático, mas também incentivar uma formação docente no que diz respeito as metodologias de ensino baseadas na proposta lógico-dedutiva da Sequência Fedathi. O curso tem como fundamentação teórica Piaget (1980); Borges Neto (2017); Stanat (1977). Dessa forma, acredita-se que a partir da utilização desta metodologia, inúmeras possibilidades de pesquisa serão propiciadas, graças às discussões levantadas por professores e participantes do curso, sendo essa uma de suas metas, unir e articular os espaços de graduação e pós-graduação. O ponto central das discussões do mini curso são acerca do aspecto lógico-dedutivo-construtivo da própria Matemática, onde também são apresentadas algumas construções não comuns em cursos de Matemática, como a construção de números naturais e sua aritmética como um processo de recursividade. Pode-se notar que esse projeto de curso reforça a integração entre os profissionais das mais diversas áreas docentes formando um elo de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Bezerra, K. de S., Leitão, A. V., Marinho, E. V. de O., & Neto, H. B. (2017). UMA DIFERENTE PERSPECTIVA SOBRE O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4305. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29329

Edição

Seção

X Encontro de Experiências Estudantis