UMA DIFERENTE PERSPECTIVA SOBRE O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS.
Resumo
Levando em consideração que o raciocínio lógico fornece maneiras diferenciadas de resolução de problemas, e tomando ciência de que a utilização deste meio não exige nenhum aprofundamento matemático, o Laboratório de Pesquisa Multimeios na Faculdade de Educação - UFC ofertou o curso de extensão Raciocínio Lógico Matemático: suas lógicas e seus desdobramentos. Este curso se estrutura em encontros semanais e atividades a distância, que contam com a utilização da plataforma Moodle. A partir da plataforma o curso se esquematiza em 7 módulos no total, e os participantes são instigados a interagir semanalmente nos tópicos e fóruns postados por orientadores e/ou alunos em geral, diretamente na plataforma. O curso é destinado a todos que tenham interesse no assunto, visto que não possui pré-requisitos técnicos sofisticados ou conhecimentos elaborados acerca da matemática e tem como objetivo atender não só uma demanda de desmistificação do raciocínio matemático, mas também incentivar uma formação docente no que diz respeito as metodologias de ensino baseadas na proposta lógico-dedutiva da Sequência Fedathi. O curso tem como fundamentação teórica Piaget (1980); Borges Neto (2017); Stanat (1977). Dessa forma, acredita-se que a partir da utilização desta metodologia, inúmeras possibilidades de pesquisa serão propiciadas, graças às discussões levantadas por professores e participantes do curso, sendo essa uma de suas metas, unir e articular os espaços de graduação e pós-graduação. O ponto central das discussões do mini curso são acerca do aspecto lógico-dedutivo-construtivo da própria Matemática, onde também são apresentadas algumas construções não comuns em cursos de Matemática, como a construção de números naturais e sua aritmética como um processo de recursividade. Pode-se notar que esse projeto de curso reforça a integração entre os profissionais das mais diversas áreas docentes formando um elo de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Bezerra, K. de S., Leitão, A. V., Marinho, E. V. de O., & Neto, H. B. (2017). UMA DIFERENTE PERSPECTIVA SOBRE O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4305. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29329
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.