ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DE 2014 A 2016

Autores

  • Beliza Carvalho de Oliveira
  • Matheus Rodrigues da Cruz
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) é um Órgão Suplementar subordinado à Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Tem por finalidade aglutinar iniciativas já existentes, e outras a serem implementadas, que tenham como princípios norteadores a inovação de políticas e práticas de ensino e aprendizagem e a promoção da excelência no ensino, pesquisa e extensão. Este espaço, ao proporcionar a aproximação, fomento e integração dessas ações, procura consolidá-las e expandi-las junto a toda comunidade acadêmica: professores, servidores técnico-administrativos, alunos e parceiros da UFC. Diante disso, observou-se a importância de um mapeamento dentre os principais temas de Inovação Acadêmica que estão presentes na Universidade, tendo como foco as Metodologias Ativas. O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da inserção de novas metodologias na prática docente assegurando, por conseguinte, uma futura integração entre projetos e professores das mais diversas áreas do conhecimento. Foi feita uma pesquisa exploratória, que buscou conhecer a utilização das Metodologias Ativas na formação acadêmica na universidade, a partir de dados encontrados nos portais dos Encontros Universitários, considerando o período de 2014 a 2016. A busca foi realizada utilizando-se, principalmente, o termo metodologias ativas. Portanto, a partir da coleta e análise dos dados, diferentes cenários são retratados, tendo o discente como protagonista na construção e produção do seu conhecimento. Ademais, nota-se que as novas formas de trabalhar com a educação no ensino superior procuram romper com o modelo tradicional de aprendizagem de forma a reorganizar a teoria e a prática. Metodologias que contemplem um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e favoreçam uma maior aproximação entre professores e alunos são avaliadas como essenciais à formação de profissionais críticos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Carvalho de Oliveira, B., Rodrigues da Cruz, M., & Dias Filho, F. A. (2017). ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DE 2014 A 2016. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4331. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29355

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação