CRIAÇÃO DE PERSONAGENS E OFICINAS PARA INTEGRAÇÃO ENTRE OS ALUNOS DOS CURSOS DE DESIGN, SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS E COMPUTAÇÃO
Resumen
O projeto Oficinas de Animação e Jogos Locativos como Fator de Ambientação e Integração entre os Cursos de Graduação em Design, Computação e Sistemas e Mídias Digitais da UFC tem como objetivo levar oficinas que abordam temas como concepção de personagens, animação, jogos móveis locativos, e outros. Para os alunos dos cursos de Design, Computação e SMD. As oficinas oferecem a oportunidade do aluno desenvolver, por exemplo, habilidades que podem ser aproveitadas nas disciplinas obrigatórias dos primeiros semestres e que são pré-requisito de disciplinas dos semestres seguintes. Podem também ampliar a visão do que o aluno pode vir a desenvolver no decorrer de sua vida acadêmica e, além disso, inserir o aluno em uma abordagem interdisciplinar que acaba por ampliar seus horizontes e o incentiva a criar, desde cedo, habilidades para networking e trabalho em equipes interdisciplinares. Na oficina sobre Concepção de Personagens, realizada pelo projeto vinculado ao Fortaleza Oculta, utilizou-se conhecimentos sobre criação de narrativa e comunicação visual e o público composto de alunos de diversos cursos da UFC, servidores e participantes de fora da universidade, puderam desenvolver seu próprio personagem e compreender melhor o processo de criação para que ele seja atrativo para o espectador/consumidor. Paralelamente às oficinas, um outro trabalho vem sendo desenvolvido, a criação de personagens para o jogo Fortaleza Oculta. Foi feita uma pesquisa, para o desenvolvimento do personagem Bode Ioiô, acerca de sua história, suas características físicas e psicológicas e foi criada uma ficha biográfica contendo todas estas informações. E a partir desta ficha criou-se o seu visual.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Domingos Machado, A. M., Marinho, C. T., Bonates, M. F., & Viana de Carvalho, W. (2017). CRIAÇÃO DE PERSONAGENS E OFICINAS PARA INTEGRAÇÃO ENTRE OS ALUNOS DOS CURSOS DE DESIGN, SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS E COMPUTAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4367. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29391
Número
Sección
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.