FORMAÇÃO DOCENTE NA GRADUACÃO: UM ESTUDO SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS NO PIBID-UFC
Resumo
O PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) é reconhecido por seu potencial de desenvolver atividades frutíferas para a formação docente inicial e que articulam os conhecimentos e aprendizagens do ensino superior com escolas de diversas realidades sociais. Apesar de muito valorizado entre os discentes e docentes das licenciaturas, há problemáticas envolvidas que põe em risco tanto a sua permanência quanto a sua manutenção cotidiana. No que concerne ao cotidiano de funcionamento do projeto, existe todo um processo burocrático, que envolve a verificação dos dados cadastrais, acompanhamentos de subprojetos e egressos no programa, emissões de certificados, etc., e que pode ajudar a refletir sobre alguns de seus aspectos. Tendo isso em vista, o objetivo desse trabalho foi fazer uma abordagem voltada ao setor documental do PIBID-UFC com o intuito de analisar questões relacionadas à quantificação da desistência e substituição dos bolsistas dos subprojetos e aos motivos de tais ocorrências. A fim de coletar os dados do trabalho foi realizada uma pesquisa documental, analisando os termos de compromisso, relatórios com listas de bolsistas e termos de desistência no período de Agosto de 2016 a Agosto de 2017. Ao analisar esses dados, foi possível observar que, mesmo com diversas dificuldades para o funcionamento do subprojeto, não são muito numerosos os casos de desistência, estando normalmente vinculados a questões pessoais, a decisões profissionais ou a conclusão da graduação, não significando, portanto, uma desvinculação por motivos negativos. Por outro lado, as dificuldades logísticas e econômicas no âmbito federal tem gerado um cenário de instabilidade ao programa, o que em certos casos, leva os estudantes a migrarem por segurança para outros programas de bolsas, prejudicando a própria qualidade de ensino nas licenciaturas e os objetivos do PIBID.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cardoso de Andrade, M., & Viana Junior, G. S. (2017). FORMAÇÃO DOCENTE NA GRADUACÃO: UM ESTUDO SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS NO PIBID-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4396. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29420
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.