MONITORIAS DE FÍSICA PARA INCENTIVO À PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Resumo
O projeto "Melhoria da evasão e reprovação para disciplinas de Química, Física e Matemática para os Cursos do Centro de Ciências Agrárias" possui por objetivos desenvolver atividades de monitoria com os alunos do Centro de Ciências Agrárias, procurando melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes do primeiro semestre dos cursos deste centro. Durante 2017.1, foram desenvolvidas atividades de monitoria com quatro turmas de Física I (turmas dos cursos Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Agronomia). Foram confeccionados manuais de estudo da disciplina, contendo conceitos, exemplos e exercícios, e, nas aulas, além de serem abordados os temas dos manuais de estudo, foram resolvidas questões referentes às listas de exercícios passadas pelos professores das disciplinas. As aulas eram ministradas de segunda à sexta, das 13 às 14h, pois neste horário os alunos não possuem aulas, logo, todos poderiam comparecer e tirar suas dúvidas. O resultado do trabalho desenvolvido foi realizado comparando as médias finais dos alunos que compareceram às aulas de monitoria e as médias dos alunos das turmas de Física I.Em geral, os alunos que participaram da monitoria tiveram um rendimento na disciplina maior se comparados aos outros estudantes: O aumento das notas em relação à média das turmas foi de 21% para o Curso de Zootecnia, 47% (Turma 1) e 14% (turma 2) para o Curso de Agronomia e 13% para os Estudantes da Engenharia de Alimentos (turma 1). Apesar dos bons resultados, o número de estudantes que frequentaram a monitoria foi reduzido (8,7% do total de alunos das turmas). No semestre 2017.2, estamos investindo em uma maior divulgação do projeto a fim de alcançar um número maior de estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rios de Sousa, N., Lima de Almeida, E. B., Pereira, P. A. da S., & Monteiro de Paula, R. C. (2017). MONITORIAS DE FÍSICA PARA INCENTIVO À PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4417. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29441
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.