MONITORIAS DE FÍSICA PARA INCENTIVO À PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autores

  • Natalia Rios de Sousa
  • Eduarda Bezerra Lima de Almeida
  • Pablo Anderson da Silva Pereira
  • Regina Celia Monteiro de Paula

Resumo

O projeto "Melhoria da evasão e reprovação para disciplinas de Química, Física e Matemática para os Cursos do Centro de Ciências Agrárias" possui por objetivos desenvolver atividades de monitoria com os alunos do Centro de Ciências Agrárias, procurando melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes do primeiro semestre dos cursos deste centro. Durante 2017.1, foram desenvolvidas atividades de monitoria com quatro turmas de Física I (turmas dos cursos Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Agronomia). Foram confeccionados manuais de estudo da disciplina, contendo conceitos, exemplos e exercícios, e, nas aulas, além de serem abordados os temas dos manuais de estudo, foram resolvidas questões referentes às listas de exercícios passadas pelos professores das disciplinas. As aulas eram ministradas de segunda à sexta, das 13 às 14h, pois neste horário os alunos não possuem aulas, logo, todos poderiam comparecer e tirar suas dúvidas. O resultado do trabalho desenvolvido foi realizado comparando as médias finais dos alunos que compareceram às aulas de monitoria e as médias dos alunos das turmas de Física I.Em geral, os alunos que participaram da monitoria tiveram um rendimento na disciplina maior se comparados aos outros estudantes: O aumento das notas em relação à média das turmas foi de 21% para o Curso de Zootecnia, 47% (Turma 1) e 14% (turma 2) para o Curso de Agronomia e 13% para os Estudantes da Engenharia de Alimentos (turma 1). Apesar dos bons resultados, o número de estudantes que frequentaram a monitoria foi reduzido (8,7% do total de alunos das turmas). No semestre 2017.2, estamos investindo em uma maior divulgação do projeto a fim de alcançar um número maior de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rios de Sousa, N., Lima de Almeida, E. B., Pereira, P. A. da S., & Monteiro de Paula, R. C. (2017). MONITORIAS DE FÍSICA PARA INCENTIVO À PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4417. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29441

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação