USO DO PYTHON COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO NA MATEMÁTICA INDUSTRIAL
Resumen
O trabalho de pesquisa visa divulgar o papel da linguagem de programação Python como ferramenta de auxílio ao aluno da Matemática Industrial para a escrever os programas necessários para desenvolver as técnicas que são ensinadas em algumas cadeiras do curso. O objetivo do trabalho consiste em mostrar as motivações de uso, seus diferenciais e como ela pode auxiliar o aluno em seu percurso na graduação, motivando-o a não só se manter ativo no curso bem como dando mais liberdade e tempo para se concentrar nas teorias ensinadas em sala de aula pelos professores. Como metodologia foi planejado e produzido um minicurso que será disponibilizado em arquivo PDF para os participantes, e será ensinado usando o Jupyter Notebook. A linguagem foi projetada afim de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina linguagem clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros. Tem como vantagens técnicas: ser orientado a objetos; portável; poderoso e pode ser misturado com outras linguagens. O foco é ensinar sobre a linguagem de uma forma que auxilie os alunos a poderem utilizar o Python para aprenderem não só a programar com facilidade e performance, bem como pôr em prática os ensinamentos dos professores ao longo do curso de uma forma mais fluída, dando aos alunos mais tempo e alocação de esforços para estudar e se concentrar na essência da técnica. A presente linguagem auxiliou a mim e alguns colegas em algumas cadeiras do curso, onde tivemos de implementar as técnicas ensinadas pelos professores, com agilidade e simplicidade, obtendo os resultados desejados pelas atividades e trabalhos propostos. Concluo, visto todas essas motivações e diferenciais, que o Python é uma excelente ferramenta de auxílio ao aprendizado dos alunos para implementar as técnicas ensinadas pelos professores ao longo do curso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Barbosa, F. V. da S., & Barros Neto, J. F. (2017). USO DO PYTHON COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO NA MATEMÁTICA INDUSTRIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4479. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29503
Número
Sección
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.