NAVEGANDO NA SAÚDE: UMA ABORDAGEM SOBRE O AEDES AEGYPTI EM ESCOLA DE CAPOEIRA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE.
Resumo
Nos grandes centros urbanos os casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti continuam à ocorrer, sendo necessária à população o conhecimento sobre o invertebrado e sua ecologia para que seja possível um combate mais eficaz, além da busca de tratamento após a contração da doença. Também é necessário uma abordagem diferenciada, que gere proximidade com a realidade da comunidade onda a atividade está sendo realizada. Pensando em trabalhos de reconhecimento e conscientização dos problemas causados por esse mosquito em comunidades mais distantes da universidade, o Programa de Educação Tutorial (PET)/ Biologia levou seu programa se extensão, Navegando na Ciência, até uma escola de capoeira, localizada no bairro Sapiranga, onde crianças das proximidades são instruídas na modalidade esportiva. Por meio do Navegando na Ciência são realizadas visitas à escolas da rede pública ou outros tipos de organização que visem o aprendizado, nas quais são desenvolvidas atividades focadas nas três grandes áreas da Biologia: Meio Ambiente, Biotecnologia e Saúde, essa última sendo o eixo da presente atividade. Nessa visita foi trabalhado com os alunos e seu mestre informações sobre o mosquito e suas doenças, além de formas de controle do inseto, sendo apresentada uma encenação teatral para melhor fixação do conteúdo e participação das crianças. Os alunos se mostraram bastante receptivos e forneceram informações sobre a comunidade para uma melhor abordagem da apresentação naquela localidade. Ao fim, houve uma socialização entre alunos e petianos com a atividade da capoeira, existindo assim uma dinâmica interessante de ensino aprendizagem entre as partes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues de Almeida, A. K., Cordoba, B. V., Cabral, L. M., Silva Teófilo, F. B., Júnior, C. A. da S., & Gallao, M. I. (2017). NAVEGANDO NA SAÚDE: UMA ABORDAGEM SOBRE O AEDES AEGYPTI EM ESCOLA DE CAPOEIRA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4586. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29610
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.