A ANÁLISE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOLAR NO CURSO À DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO POLO DE CAMOCIM.

Autores/as

  • Samille dos Santos Pessoa
  • Osmundo Francisco Fernandes dos Santos

Resumen

O Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar é primordial para comunicação e avaliação dos alunos, além de proporcionar integração entre os atores da EAD nos Cursos de Graduação ofertados pela UFC. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a interação didático-pedagógica entre os bacharelandos do Curso de Administração em Gestão Pública Municipal do Polo de Camocim e o Solar, destacando as potencialidades e os obstáculos do processo ensino-aprendizagem, em função das ações propostas pelo ambiente. A EAD das Instituições de Ensino Superior se configura através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sendo que esses ambientes se correlacionam com as ferramentas e os artifícios tecnológicos que podem gerar um desconforto didático para alunos provenientes de uma vida estudantil embasada no Ensino Presencial. A pesquisa em questão tem cunho qualitativo, utilizando pesquisa bibliográfica e documentalista, aliados a um questionário semiestruturado. A aplicação do questionário é delimitada apenas aos alunos da turma citada, buscando assim um maior esclarecimento sobre o uso dessas ferramentas dispostas no Solar, como fóruns, chats, web conferências e portfólios para a aquisição tanto de notas de atividades, como de frequência. Dessa forma, os dados serão coletados, organizados e classificados em tópicos desenvolvidos no decorrer da entrevista. A princípio os pontos a serem identificados são as principais características inter-relacionadas entre o aprendizado dos alunos em contato com o AVA, averiguando quais as principais consequências pedagógicas no ensino dos acadêmicos. Assim, pode-se definir o aparecimento de novas sugestões para melhoria do Solar, como indicações de novas posturas para todos os integrantes envolvidos neste universo de troca de saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Pessoa, S. dos S., & Fernandes dos Santos, O. F. (2017). A ANÁLISE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOLAR NO CURSO À DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO POLO DE CAMOCIM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4757. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29781

Número

Sección

III Encontro de Tecnodocência