INTERESSE EM SEGUNDA LÍNGUA POR ESTUDANTES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS.
Resumen
O presente estudo tem o intuito de investigar, na visão de estudantes de 16 a 26 anos, a relação entre interesses e estudos de língua estrangeira e o uso de tecnologias no processo de aprendizagem. A faixa etária proposta é por ser a faixa etária em que, geralmente, procura-se profissionalizações e procura-se entrar na universidade. Nos objetivos específicos, a pesquisa busca encontrar a razão pela escolha de certo idioma, como incentivar através da tecnologia o estudo de segunda língua e como trabalhar o ensino de língua estrangeira na referida faixa etária. A escolha do assunto e temática ocorreu pela prática vista em sala de aula, em cursos de idioma e na universidade – a pesquisa envolveu alunos da rede pública e privada, por reações diferentes de alunos com diferentes idades e nível de escolaridade em uma mesma turma. A pesquisa foi realizada através de um questionário on-line, no mês de agosto de 2017, onde responderam 33 estudantes, tanto da rede pública, quanto da rede privada, jovens de ensino fundamental II completo a superior completo. As perguntas eram subjetivas, portanto, a pesquisa é qualitativa. No questionário percebe-se que há utilização de aplicativos (em celular, em rede ou em computador), mas em algumas respostas notou-se que existe, ainda, a necessidade de outros recursos a serem utilizados pelos professores. Um dos recursos citados que podem vir a ser utilizados é o de filmes, jogos e karaokês. Foi citado ainda que, por vezes, a didática utilizada em sala de aula não gera interesse em alguns alunos. Um aspecto visto sobre a idade: quanto menor a idade, menos interesse em espanhol e mais interesse por inglês, por exemplo. Os resultados obtidos na pesquisa são variados no que se refere ao estudo de língua estrangeira, seja por preferir um idioma ou outro, pelo intuito de conhecer e estudar um novo idioma, ou, ainda, por não conseguir entender as aulas e assim, não aprender o idioma.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Martins, R. da S., Martins, M. E. da S., & Moreira de Melo, M. A. (2017). INTERESSE EM SEGUNDA LÍNGUA POR ESTUDANTES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4772. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29796
Número
Sección
III Encontro de Tecnodocência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.