INTERESSE EM SEGUNDA LÍNGUA POR ESTUDANTES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS.

Autores/as

  • Raquel da Silva Martins
  • Maria Elenita da Silva Martins
  • Martha Aurelia Moreira de Melo

Resumen

O presente estudo tem o intuito de investigar, na visão de estudantes de 16 a 26 anos, a relação entre interesses e estudos de língua estrangeira e o uso de tecnologias no processo de aprendizagem. A faixa etária proposta é por ser a faixa etária em que, geralmente, procura-se profissionalizações e procura-se entrar na universidade. Nos objetivos específicos, a pesquisa busca encontrar a razão pela escolha de certo idioma, como incentivar através da tecnologia o estudo de segunda língua e como trabalhar o ensino de língua estrangeira na referida faixa etária. A escolha do assunto e temática ocorreu pela prática vista em sala de aula, em cursos de idioma e na universidade – a pesquisa envolveu alunos da rede pública e privada, por reações diferentes de alunos com diferentes idades e nível de escolaridade em uma mesma turma. A pesquisa foi realizada através de um questionário on-line, no mês de agosto de 2017, onde responderam 33 estudantes, tanto da rede pública, quanto da rede privada, jovens de ensino fundamental II completo a superior completo. As perguntas eram subjetivas, portanto, a pesquisa é qualitativa. No questionário percebe-se que há utilização de aplicativos (em celular, em rede ou em computador), mas em algumas respostas notou-se que existe, ainda, a necessidade de outros recursos a serem utilizados pelos professores. Um dos recursos citados que podem vir a ser utilizados é o de filmes, jogos e karaokês. Foi citado ainda que, por vezes, a didática utilizada em sala de aula não gera interesse em alguns alunos. Um aspecto visto sobre a idade: quanto menor a idade, menos interesse em espanhol e mais interesse por inglês, por exemplo. Os resultados obtidos na pesquisa são variados no que se refere ao estudo de língua estrangeira, seja por preferir um idioma ou outro, pelo intuito de conhecer e estudar um novo idioma, ou, ainda, por não conseguir entender as aulas e assim, não aprender o idioma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Martins, R. da S., Martins, M. E. da S., & Moreira de Melo, M. A. (2017). INTERESSE EM SEGUNDA LÍNGUA POR ESTUDANTES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4772. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29796

Número

Sección

III Encontro de Tecnodocência