O ENSINO E A APRENDIZAGEM NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM EAD. UM ESTUDO DE CASO DAS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL, SOLAR, E A INTERAÇÃO COM OS CURSOS DA UAB/UFC
Resumo
A tecnologia da informação e comunicação em nossa sociedade chegou com um grande avanço para as noticias estarem em tempo real em nossas mãos, no entanto, precisamos entender as novas formas e novos espaços de aprender com os processos iniciados nos anos 90 com a criação das redes de computadores-internet. Esses novos espaços de aprendizagem em Educação a Distância (EAD) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com as novas formas de aprender, atingem as necessidades de quem precisa fazer um curso a distância? Os alunos de EAD da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguem interagir adequadamente com o AVA? Quais as particularidades de relação com as ferramentas do Solar em cada um dos oito cursos de graduação a distância da UFC? Analisaremos as possibilidades que as tecnologias da informação e comunicação trouxeram para estudantes na oferta de cursos a distância (espaços e novas formas de ensinar e aprender). Através de pesquisa de campo, documental e utilizando de abordagem quanti-qualitativa, pretende-se analisar a plataforma Solar e suas ferramentas de ensino e aprendizagem. Assim como as tecnologias que esses alunos utilizam para acesso aos conteúdos, estudos e produção das atividades virtuais. Sabe-se do avanço nessa modalidade EAD, sendo mais de dez anos de trabalho em conjunto entre UFC e UAB. E para isso, nesse trabalho apresentaremos o aproveitamento dos alunos no AVA e a utilização das ferramentas disponíveis no Solar, assim como a relação de cada curso com esses espaços virtuais do AVA. O investimento nesse mundo de tecnologia é uma barreira sem fim, é o conhecimento unido ao futuro tecnológico para criar oportunidades e possibilidades para pessoas em cursos EAD. Temos muitas vantagens quanto ao uso da tecnologia em nosso meio de vida, ainda mais quando se trata de estudo e praticidade para quem não pode frequentar cursos presenciais. A EAD cria oportunidades para acesso ao ensino superior, criando novos espaços de ensino e aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Saboia Ribeiro, P. M. de A., & Filho, L. M. de O. (2017). O ENSINO E A APRENDIZAGEM NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM EAD. UM ESTUDO DE CASO DAS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL, SOLAR, E A INTERAÇÃO COM OS CURSOS DA UAB/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4775. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29799
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.