A DIGITALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DA HISTÓRIA INSTITUCIONAL E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA PESSOAL
Resumo
Nesta primeira etapa, o Projeto Editorial se concentro na realização da publicação do livro Instantâneos de Uma Vida: Maria de Carvalho Martins, inicialmente foi oferecido um curso para todos os bolsistas envolvidos no projeto, com intuito de conhecermos as normas e técnicas de conservação e preservação da documentação, bem como, treinamento para o manuseio dos equipamentos digitalizadores. O Curso teve como proposta principal, a aquisição de conhecimentos básicos sobre o tema e as técnicas de manuseio dos documentos, evitando qualquer dano aos mesmos, pois a documentação histórica e principalmente a fotográfica é muito sensível e insubstituível. Assim, primeiramente foi digitalizado algumas atas e resoluções do Conselho Universitário – CONSUNI, esta etapa foi importante para conhecer um pouco da história da Universidade e saber que os maiores beneficiados serão os docentes, discentes e pesquisadores em geral, pois essa documentação será disponibilizada para toda a comunidade através do Access to Memory – Atom em plataforma online, a disseminação desse acervo vai ajudar a conhecer mais sobre a história institucional e memória da Universidade Federal do Ceará. Posteriormente, começou-se a trabalhar nas fotografias que irá compor a já referida obra, foi feito um trabalho de higienização das fotografias escolhidas pelo autor do livro José Murilo Martins e então digitalizadas, bem como outros documentos pertencentes a biografada, além das capas dos livros que irão compor a obra. A importância da digitalização delas, dos livros e documentos de identificação reside não apenas na preservação da memória institucional, já que diminuiria o manuseio e transporte destes, mas também contribui para a segurança desses acervos, pois evita o acesso direto aos originais. Ao digitalizar procuramos garantir ao máximo uma fiel cópia do documento original, levando em consideração todas as suas características físicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Meira Gomes, E. L., & Guerra, G. S. (2017). A DIGITALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DA HISTÓRIA INSTITUCIONAL E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA PESSOAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4821. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29845
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.