A INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O Projeto de Fisioterapia na Saúde da Mulher (PROFISM) tem como principal objetivo proporcionar a mulher com disfunção do assoalho pélvico uma melhor qualidade de vida, buscando a funcionalidade e inserção desta na sociedade. Desse modo, o objetivo deste trabalho consiste no relato de experiência vivenciado por bolsistas da Bolsa de Iniciação Acadêmica no PROFISM em suas diversas atividades realizadas na Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Relato de experiência: Poder participar desde os primeiros semestres de um projeto de extensão é de extrema importância para o crescimento do aluno em sua vida acadêmica, pois começamos a ter contato com os pacientes, bem como com o Sistema Único de Saúde. Este tem uma demanda significativa de usuários, e esse contato logo no início da graduação do curso de fisioterapia nos possibilita o conhecimento do sistema na prática, assim como a capacidade de desenvolver um olhar mais holístico e humanizado. No decorrer do ano, enquanto bolsistas podemos realizar diversas atividades, desde a parte burocrática até o acompanhamento dos tratamentos individuais e em grupos, observando o paciente em sua integralidade, bem como realizando as evoluções nos prontuários após os atendimentos. Além disso, temos a oportunidade da participação ativa nos atendimentos individuais e a autonomia para interagir com os profissionais da área, discutindo condutas terapêuticas. Ao longo do ano participamos da organização de eventos, jornadas acadêmicas e de encontros semanais para reuniões científicas e burocráticas. Considerações finais: A inserção do acadêmico em um projeto de extensão é essencial para que se possa aprender a acolher as pacientes, a avaliar, a educar quanto a sua saúde, a ouvir, a incentivar na adesão ao tratamento, a acompanhar suas evoluções até a alta, bem como realizar a aplicação de questionários e ações educativas. Todo esse processo contribuiu significativamente para o nosso crescimento profissional e pessoal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
De Araujo Silva, R. L. da C., Rodrigues Silveira, T. L., Miranda, L. A., Silva Lima, C. T., Moreira, M. A., & Lira do Nascimento, S. (2017). A INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4859. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29883
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.