ACESSIBILIDADE NA VIDA ACADÊMICA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DE VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO.

Autores

  • Icaro Barbosa Freitas
  • Clemilda dos Santos Sousa

Resumo

Desde 2010 a Universidade Federal do Ceará vem realizando, através Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui ações promotoras de inclusão para pessoas com deficiência esse contexto foi criada dentro da referida Secretaria a Divisão de Produção de Material Acessível, um trabalho realizado em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC, que através da digitalização e edição de livros didáticos, possibilita que alunos que tenham deficiência visual recebam o material em formato acessível, que é um direito básico necessário para a vida acadêmica. Contudo, é primordial para o estudante conhecer e ter domínio das tecnologias assistivas que servem como ferramenta de alcance para o conteúdo intelectual destes materiais adaptados. Este relato tem como finalidade evidenciar a contribuição das vivências na Secretaria de Acessibilidade como bolsista, que suscitaram o debate a respeito da situação do conhecimento digital dos alunos com deficiência visual, tendo em vista que este é indispensável para uma concreta tentativa de inclusão na Universidade. O que culminou com a proposta de um estudo que tem como propósito investigar a possibilidade de desenvolver um plano metodológico que capacite estes alunos a exercer com eficácia o usufruto dos espaços virtuais. Após aplicação de pré-teste, realizado com técnicos servidores da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, como também com pessoas que são usuárias do serviço prestado por esta pode-se perceber a necessidade da referida capacitação, como também a adequação dos ambientes digitais acadêmicos aos requisitos de acessibilidade.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Freitas, I. B., & Sousa, C. dos S. (2017). ACESSIBILIDADE NA VIDA ACADÊMICA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DE VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4876. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29900

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica