APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ESTUDO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM HIDROLOGIA.

Autores/as

  • Taynara Rabelo Costa
  • Gabriela de Azevedo Reis
  • Maria Lidiana Ferreira Osmundo
  • Larissa Alves Dias Azevedo
  • Francisco de Assis De Souza Filho

Resumen

O Brasil é um país que sofre grandes variações de clima e que consequentemente possui diversos biomas espalhados por seu território. Notando que há áreas que possuem estações com secas prolongadas, como o estado do Ceará, é possível observar uma piora na qualidade da água à medida que os corpos hídricos perdem volume de água. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um módulo disciplinar que relacione o estado da qualidade da água com o decréscimo de nível de água durante a estiagem, que será ministrado utilizando o método de sala de aula invertida, visando atingir uma maior eficiência no aprendizado. Como uma alternativa, o método da sala de aula invertida mostra-se promissor já que o aluno pode aproveitar melhor o tempo em sala para tirar dúvidas, fazer exercícios e aprender conteúdos complementares, uma vez que o conteúdo com mais carga teórica é ministrado por meio de vídeos, arquivos e aplicativos online disponibilizados pelo professor previamente. O conteúdo do módulo consta da modelagem de oxigênio dissolvido no corpo hídrico, pelo modelo de Streeter-Phelps, utilizando-se dos dados de vazões mínimas a fim de simular a qualidade da água durante o período de estiagem. A qualidade das águas analisadas deverá sofrer uma redução, uma vez que, com menor volume de água, a capacidade de dissolução do corpo hídrico diminui, aumentando a concentração de poluentes. É esperado que o método de sala de aula invertida otimize o aprendizado deste conteúdo teórico, pois a introdução desse método tende a alcançar resultados positivos pois torna a experiência do(a) aluno(a) mais proveitosa, tornando-o(a) mais ativo(a) a buscar informações e despertar o seu interesse pelo tema abordado.

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Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Costa, T. R., Reis, G. de A., Ferreira Osmundo, M. L., Dias Azevedo, L. A., & Souza Filho, F. de A. D. (2017). APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ESTUDO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM HIDROLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4908. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29932

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica