APROVEITAMENTO DO NITROGÊNIO DE RAÇÕES DE CODORNAS DE CORTE CONTENDO NÍVEIS DE TORTA DE GIRASSOL
Resumo
Este trabalho teve objetivo de avaliar o aproveitamento do nitrogênio de rações de codornas de corte com diferentes níveis de inclusão da torta de girassol. Os dados foram obtidos a partir de um ensaio de metabolismo usando o método de coleta total de excretas. Foram utilizadas 180 codornas de 21 a 28 dias de idade, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado de 6 tratamento com 5 repetições e 6 aves por parcela. Os tratamentos foram constituídos por rações com a inclusão de 0, 5, 10,15, 20 e 25% de torta de girassol. O ensaio teve a duração de 8 dias, sendo os 3 primeiros para a adaptação das aves as condições experimentais e os 5 restantes para a coleta de excretas. As rações foram marcadas com a adição de 1% de óxido férrico para determinar o início e fim do período de coleta das excretas. Foi quantificado o consumo de ração e a produção de excretas. As excretas coletadas foram homogeneizadas por repetição, e submetidas a análises de determinação de matéria seca e nitrogênio. Foi determinado o consumo, a excreção e o balanço de nitrogênio e a energia retida na forma de nitrogênio. Os dados foram submetidos à analise variância e as médias dos tratamentos com inclusão da torta de girassol foram comparadas com o tratamento controle pelo teste de Dunnett (5%); e os dados dos tratamentos que tiveram inclusão da torta de girassol foram submetidos à análise de regressão. Não houve diferença significativa entre os tratamentos controle e aqueles que tiveram a inclusão de torta de girassol para nenhuma das variáveis. Contudo, na análise de regressão foi detectado efeito quadrático para a ingestão de nitrogênio (0,9946 + 0.0336x - 0,0012x2) e excreção de nitrogênio (0.4757 + 0.0364x – 0,0013x2), cuja maior quantidade de nitrogênio ingerido e excretados foram estimados no nível de 14%. Conclui-se que a inclusão de até 25% da torta de girassol não compromete o balanço de nitrogênio e a energia retida na forma de nitrogênio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cavalcante, L. de A., Freitas, E. R., Cordeiro, C. N., Silva, T. F., Pinheiro, S. G., & Nepomuceno, R. C. (2017). APROVEITAMENTO DO NITROGÊNIO DE RAÇÕES DE CODORNAS DE CORTE CONTENDO NÍVEIS DE TORTA DE GIRASSOL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4917. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29941
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.