ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC
Resumo
O atendimento pedagógico hospitalar surgiu da necessidade de oferecer às crianças hospitalizadas momentos de ensino e aprendizagem possibilitando o seu retorno escolar quando sair do hospital. No Brasil, esse atendimento está assegurado pela Resolução n°41/1995 relativo aos Direitos da Criança e do Adolescente hospitalizados, isto é, o “Direito a desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar”. Nesse sentido, o tema desta investigação está centrado no estudo sobre as ações realizadas pelo curso de extensão que acontece na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará com a participação dos alunos da Pedagogia e uma discente da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA). Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar como o curso de extensão oportuniza aos discentes conhecimentos sobre a fundamentação teórica e as práticas pedagógicas desse atendimento aos alunos hospitalizados. A metodologia utilizada foi análise documental e observação das aulas durante o curso. Os resultados revelaram que o curso de extensão possui uma parceria com o Hospital Albert Sabin/Associação Peter Pan que atende crianças com câncer, e, é nessa instituição que os cursistas têm a oportunidade de vivenciar e colocar em prática estratégias pedagógicas com as crianças que estão hospitalizadas, tais estratégias são planejadas durante a parte teórica do curso. Também, durante a observação percebemos que os estudos de aprofundamento teóricos possibilitaram aos cursistas compreender as características e fundamentos da Pedagogia Hospitalar. Concluímos que esse tipo de ação didática, como o projeto de extensão, possibilita aos discentes de Pedagogia compreender o atendimento pedagógico que acontece em ambientes hospitalares e a necessidade das instituições de ensino superior, oportunizar formação referente a essa temática aos futuros profissionais da educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vieira, V. E. de O., Barboza, A. M., Oliveira, E. L., Freitas Andrade, R. I., & Barreto Gomes, R. V. (2017). ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4930. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29954
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.