ATUALIZAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS DOS INDICADORES DE FARMÁCIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA COM FOCO NA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS.

Autores/as

  • Anderson de Sousa Morais
  • Angela Maria Pita Tavares Luna
  • João Evangelista Holanda Neto
  • Marjorie Moreira Guedes
  • Milena Pontes Beserra Portela
  • Cinthya Cavalcante de Andrade

Resumen

INTRODUÇÃO: A farmácia clínica é a área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, visando otimizar a farmacoterapia, a promoção da saúde e prevenção de agravos. Indicadores são ferramentas de qualidade que permitem monitorar processos, estabelecer metas e medir seus resultados, propondo ações preventivas e corretivas para evidenciar a melhoria contínua na prestação dos serviços de assistência à saúde do paciente. OBJETIVOS:Demonstrar as atividades desenvolvidas pelo bolsista na atualização, tabulação do banco de dados, elaboração dos indicadores bem como, divulgá-los juntamente com a coordenação do serviço. METODOLOGIA:Foi utilizada como estratégia metodológica a descrição do processo de obtenção dos dados, seu registro no banco, a compilação e produção dos indicadores das Intervenções Farmacêuticas (IF) de maio a julho de 2017, para permitir a avaliação e análise crítica pela coordenação do serviço.RESULTADOS:as IF foram realizadas pelos farmacêuticos clínicos e registradas em formulário específico. Posteriormente um bolsista alimentou esses dados no Banco de Dados de IF (BDIF 2017) e realizou a tabulação dos mesmos, onde verificou-se que foram realizadas 850 IF, tendo 93,88% de aceitação.As IF foram realizadas nas unidades de clínica médica, de terapia intensiva clínica e pós operatória, nas clínicas médica e cirúrgicas.Com a análise dos indicadores observou-se a necessidade de padronização da coleta de dados, a adesão de todos os setores que realizam atividades clínicas, a implementação de ações de melhorias dos processos clínicos nas unidades assistenciais e o cumprimento de prazos para análise, divulgação dos indicadores e implantação de melhorias.CONCLUSÃO:as atividades de registro de dados no BDIF e tabulação, realizadas pelo bolsista permitiu a elaboração de indicadores de farmácia clínica sobre intervenções farmacêuticas, onde identificamos a necessidade de melhoria de processos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Morais, A. de S., Pita Tavares Luna, A. M., Holanda Neto, J. E., Guedes, M. M., Beserra Portela, M. P., & Cavalcante de Andrade, C. (2017). ATUALIZAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS DOS INDICADORES DE FARMÁCIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA COM FOCO NA MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4942. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29966

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica