AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO
Resumo
A PRAE tem como uma de suas missões ofertar auxílio para alunos em condição de vulnerabilidade econômica para que possam manter suas atividades acadêmicas através de bolsas remuneradas, de forma que o aluno desenvolva, durante uma carga horária de 12 horas semanais, atividades dentro de setores da universidade. Nesse contexto, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, desenvolve diversas atividades objetivando a inclusão de alunos com deficiência na academia. Dentre essas atividades há edição de materiais bibliográficos para pessoas com deficiência visual, atividade essa desenvolvida em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC. Colaborando nessa atividade estão os bolsistas que recebem uma capacitação para executar esse trabalho, através de oficinas sobre: edição de materiais bibliográficos para pessoas cegas, inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, recursos de tecnologias assistivas, noções de Braille e audiodescrição. Entre esses conteúdos, destaca-se a audiodescrição. Não obstante, por meio da minha própria experiência e de outros bolsistas, foi percebido uma dificuldade na prática de tal exercício, pois, além de recursos linguísticos, é necessário o reconhecimento das técnicas da audiodescrição, bem como uma experiência do uso desse recurso. Neste víeis, surge a reflexão, fruto das vivências na Secretaria de Acessibilidade, sobre a formação do professor de línguas acerca da necessidade de inserir conhecimentos sobre audiodescrição aplicada a educação na matriz curricular dos cursos de graduação, destacando, principalmente, os cursos da área de comunicação e licenciaturas. Isso proporcionaria um perfil profissional mais adequado no trato com a pluralidade de condições de pessoas com deficiência visual, considerando que as ferramentas dos conteúdos de gramática possuem grande apelo visual, traduzidos em imagens, tabelas e figuras ilustrativas através de textos e exercícios.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Batista dos Santos, D., & Sousa, C. dos S. (2017). AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4950. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29974
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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