AVALIAÇÃO DE SOBRAS LIMPAS EM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO E ELABORAÇÃO DE PRODUTO
Resumo
Segundo a Resolução CFN n° 380/2005, as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN's) são unidades de alimentação coletiva voltadas para preparação e distribuição de refeições nutricionalmente e sensorialmente equilibradas, dentro dos padrões higiênico-sanitario, que devem ser controladas pelo gestor ou nutricionista da unidade, de acordo com o número de comensais e refeições servidas por dia, para evitar desperdício, seja por resto-ingesta, alimento servido que vai para o lixo, ou sobras alimentares, que pode ser limpas ou sujas. Dentro do cenário acadêmico, estas UAN's são representadas pelos Restaurantes Universitários (RU's). No período letivo de 2016.2 foi realizada uma pesquisa sobre a quantidade de alimento desperdiçada em um RU da Universidade Federal do Ceará e observou-se uma grande quantidade de desperdício, boa parte reaproveitável, o que era chamado de sobra limpa. Este conteúdo corresponde ao alimento preparado que não foi distribuído e deve ser mantido sob refrigeração e monitoramento (tempo/temperatura), sendo cerca de 60 quilogramas por dia, o que poderia ser utilizado para alimentar aproximadamente 100 pessoas por dia. Portanto, foi pensado e elaborado um produto, utilizando esta sobra, o qual além de possuir um maior tempo de vida útil, foi também bem aceito entre comensais do Restaurante, sendo esta uma alternativa em potencial para reduzir o desperdício destas unidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Braga Bastos, M. P., & Torres, L. B. de V. (2017). AVALIAÇÃO DE SOBRAS LIMPAS EM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO E ELABORAÇÃO DE PRODUTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4971. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29995
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.