AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO E PROMOÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS EM ESCOLAS COM PROPOSTAS BILÍNGUES EM FORTALEZA
Resumen
A Química é uma das áreas da ciência que faz parte do no nosso dia a dia, entretanto os estudantes geralmente têm dificuldades em associar a química com o cotidiano. Este efeito ainda é mais pronunciado se considerarmos o estudante surdo, especialmente quando não há uma estratégia de ensino que o inclua e utilize sua língua natural. Historicamente a surdez tem enfrentado várias barreiras, incluindo a aceitação e mais especificamente o ensino de modo geral. A criação da LIBRAS surgiu como meio facilitador da comunicação dos surdos em seus vários aspectos, contando com uma gramática estruturada, e como a língua oralizada, existem termos muito específicos e situações ainda consideradas abstratas que podem confundir os usuários, dificultando a comunicação. Este projeto tem como objetivo principal minimizar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Química, bem como, a inserção dos alunos surdos nos diversos cursos de Química do Brasil. Neste sentido, está sendo elaborado um manual com o sinalário específico, abordando termos intrínsecos à comunicação na área da ciência. Este trabalho também pretende promover a interação entre a UFC e os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Nogueira, através de visitas aos espaços de ensino e pesquisa, para que tenham conhecimento da estrutura e da vivência no ensino superior e observem a importância dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Vieira de Sousa, F. A., Teixeira de Amorim, L. J., Ribeiro de Oliveira, J. F., Gomes Costa, J. F., & Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, N. V. (2017). AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO E PROMOÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS EM ESCOLAS COM PROPOSTAS BILÍNGUES EM FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4988. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30012
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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