COMO A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO LEVOU-ME AO REENCONTRO COM A MINHA HISTÓRIA SOCIAL E IMPACTOU A MINHA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o impacto da pesquisa etnográfica na minha formação a partir da incipiente participação no projeto Culturas Estudantis e Formação de professores da Educação Básica: a contribuição da Antropologia da Educação e da experiência como aluna na disciplina Antropologia da Educação. Essa disciplina foi responsável por ajudar-me a entender minha história de vida e trajetória escolar. O processo reflexivo ocorreu no decorrer das aulas, com as discussões, os autores e textos estudados, e findou com o relato de vida apresentado na avaliação final da disciplina. No referido relato, pude perceber que as dificuldades e desafios que tenho enfrentado na minha trajetória educacional têm diversas origens. Ao longo da disciplina refletimos sobre os conceitos de capital cultural, colonialismo, aculturação, etnocentrismo e como os processos mais gerais refletem nas nossas histórias individuais. Esses aprendizados foram fundamentais para tentar compreender e observar o meio universitário no qual estou hoje inserida. Quando comecei a cursar Pedagogia, pensava que tudo mudaria, a Universidade se mostraria diferente das experiências escolares anteriores. Infelizmente, vi-me dentro de mais um sistema que se apresenta como libertador, mas é, de fato, em geral, apenas mais uma forma de enrijecer e mecanizar pensamentos e comportamentos. Dentro desse contexto mais geral de insatisfação, foi um alívio o encontro com a antropologia daquele modo apresentada. Ela permitiu compreender como as práticas docentes influenciam na formação dos futuros professores da educação básica. A possibilidade de enxergar criticamente a minha prática e as demais práticas constituintes da escola/universidade foi um aprendizado essencial que levarei para o resto da vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ribeiro dos Santos, D., & Beserra, B. de L. R. (2017). COMO A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO LEVOU-ME AO REENCONTRO COM A MINHA HISTÓRIA SOCIAL E IMPACTOU A MINHA FORMAÇÃO DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5020. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30044
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.