CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO FITOQUÍMICO DAS FOLHAS DE AROEIRA-DO-SERTÃO (MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO)

Autores/as

  • Lara Cecilia de Moura
  • Mary Anne Medeiros Bandeira

Resumen

Introdução: Myracrodruon urundeuva Allemão, espécie arbórea pertencente à família Anacardiaceae é popularmente conhecida como aroeira-do-sertão, um componente vegetal importante do semi-árido nordestino. Sua entrecasca tem amplo uso na medicina popular no tratamento de afecções cutâneas, banho-de-assento no pós-parto e outros problemas ginecológicos. Estudos anteriores da entrecasca e broto revelaram a presença de diferentes metabólitos secundários como chalconas e taninos. As folhas destes brotos, são ricas em flavonoides (quercetina, agasthisflavona, aromadendrinol), importantes marcadores químicos para a espécie. Objetivos: O presente trabalho visa realizar o estudo fitoquímico das folhas dos brotos e planta adulta a fim de contribuir com a caracterização deste vegetal. Metodologia: Foi realizada uma abordagem fitoquímica preliminar segundo técnicas farmacognósticas. Preparou-se extrato alcóolico a 20%, por maceração a frio durante sete dias. Realizou-se a análise deste extrato e pré-purificação por Cromatografia Preparativa de Amido (eluente: diclorometano: Metanol/ 9:1). Resultados: Observou-se através da reação da cianidina a presença de flavonoides, e os mesmos foram evidenciados por meio da técnica cromatográfica utilizada. Conclusão: Os resultados obtidos demonstraram que a presença de flavonoides tanto nas folhas dos brotos, como nas folhas da árvore adulta, podem ser úteis na caracterização farmacognóstica da aroeira-do-sertão e controle de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Cecilia de Moura, L., & Medeiros Bandeira, M. A. (2017). CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO FITOQUÍMICO DAS FOLHAS DE AROEIRA-DO-SERTÃO (MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5037. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30061

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica