DESMISTIFICANDO A BUROCRACIA DE UMA SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
O projeto “Desmistificando a burocracia de uma secretaria de pós-graduação” tem o intuito de mostrar como o título já diz, o funcionamento diário de uma secretaria de pós-graduação. Além disso, esse trabalho tem como outro objetivo realizar uma comparação quantitativa entre o programa de pós-graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos (MMQ) da UFC, sediado no Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), com os demais programas de pós-graduação da Área Interdisciplinar da região Nordeste. Vale ressaltar que todos os programas de pós-graduação no Brasil devem ser aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao MEC. As informações quantitativas usadas nesse trabalho estão disponíveis na página institucional de cada programa e na base de dados da própria CAPES, que está disponível em sua página. Essas informações englobam tempo de funcionamento, nível da pós-graduação (mestrado acadêmico/profissional, doutorado, mestrado e doutorado), nota de avaliação da CAPES, número de professores no programa (permanentes, colaboradores e visitantes), número de discentes atualmente matriculados, quantidade de defesas (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado) já aconteceram desde a abertura do programa, estrutura curricular de cada um dos programas, entre outras. Diante dessa análise, tenta-se mostrar o que há em comum entre esses programas de pós-graduação como também as suas especificidades. Assim, essa análise pode ser usada para servir de base para os alunos que buscam um programa de pós-graduação interdisciplinar na região Nordeste.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Paulino da Silva, I., & Silva, R. C. (2017). DESMISTIFICANDO A BUROCRACIA DE UMA SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5082. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30106
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.