EDUCAÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA PREVENÇÃO DA CÁRIE EM CRIANÇAS OBESAS ASSISTIDAS PELO IPREDE.

Autores/as

  • Francisco Rafael Mesquita Bezerra
  • Thays Allane Cordeiro Maia
  • Ana Karoline Brasileiro de Sousa
  • Licio de Albuquerque Campos

Resumen

Introdução: a cárie e a obesidade infantil são doenças consideradas graves e multifatoriais que comprometem a qualidade de vida das crianças. Essas doenças estão associadas, uma vez que crianças obesas têm uma maior probabilidade do acometimento da cárie. Objetivo: desenvolver palestras com instruções de educação de saúde bucal aos pais e às crianças obesas assistidos pelo Iprede (Instituto da Primeira Infância) e realizar um questionário para avaliar dos pais a percepção da importância da saúde bucal dessas crianças. Metodologia: será realizado um seminário em forma de projeções de multimídia com princípios básicos de educação em saúde bucal com 20 pais e cuidadores de crianças com obesidade, após isso, será realizado um questionário com 10 perguntas pertinentes a percepção da palestra e os hábitos infantis. No final, será entregue para cada criança um kit de higiene contendo: uma cartilha de instrução de saúde, sabonete, escova de dente e creme dental. Os resultados esperados são uma boa aceitação dos pais e dos cuidadores presentes sobre a metodologia aplicada, tanto no seminário quanto na implementação do questionário. Conclusão:Dessa forma, é válido salientar que, por existir uma alta prevalência de cáries em crianças obesas, métodos preventivos como esses devem ser realizados constantemente, em parceria com outros profissionais, para que a longo prazo a qualidade de saúde bucal de crianças com obesidade torne-se favorável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Mesquita Bezerra, F. R., Cordeiro Maia, T. A., Brasileiro de Sousa, A. K., & Campos, L. de A. (2017). EDUCAÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA PREVENÇÃO DA CÁRIE EM CRIANÇAS OBESAS ASSISTIDAS PELO IPREDE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5105. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30129

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica