EDUCAÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA PREVENÇÃO DA CÁRIE EM CRIANÇAS OBESAS ASSISTIDAS PELO IPREDE.
Resumen
Introdução: a cárie e a obesidade infantil são doenças consideradas graves e multifatoriais que comprometem a qualidade de vida das crianças. Essas doenças estão associadas, uma vez que crianças obesas têm uma maior probabilidade do acometimento da cárie. Objetivo: desenvolver palestras com instruções de educação de saúde bucal aos pais e às crianças obesas assistidos pelo Iprede (Instituto da Primeira Infância) e realizar um questionário para avaliar dos pais a percepção da importância da saúde bucal dessas crianças. Metodologia: será realizado um seminário em forma de projeções de multimídia com princípios básicos de educação em saúde bucal com 20 pais e cuidadores de crianças com obesidade, após isso, será realizado um questionário com 10 perguntas pertinentes a percepção da palestra e os hábitos infantis. No final, será entregue para cada criança um kit de higiene contendo: uma cartilha de instrução de saúde, sabonete, escova de dente e creme dental. Os resultados esperados são uma boa aceitação dos pais e dos cuidadores presentes sobre a metodologia aplicada, tanto no seminário quanto na implementação do questionário. Conclusão:Dessa forma, é válido salientar que, por existir uma alta prevalência de cáries em crianças obesas, métodos preventivos como esses devem ser realizados constantemente, em parceria com outros profissionais, para que a longo prazo a qualidade de saúde bucal de crianças com obesidade torne-se favorável.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Mesquita Bezerra, F. R., Cordeiro Maia, T. A., Brasileiro de Sousa, A. K., & Campos, L. de A. (2017). EDUCAÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA PREVENÇÃO DA CÁRIE EM CRIANÇAS OBESAS ASSISTIDAS PELO IPREDE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5105. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30129
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.