EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autores

  • Ana Karoline de Oliveira
  • Henrique Vieira Gomes Holanda
  • Thayane Farias Pereira
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumo

O presente trabalho expõe algumas das atividades desenvolvidas pelos bolsistas no projeto de extensão: “O Trabalho com Projetos na UUNDC/UFC: Contribuindo para a Organização do Trabalho Pedagógico de Professores da Educação Infantil do município de Fortaleza”. O mesmo tem entre seus objetivos contribuir com a formação em contexto de professores da Educação Infantil, especialmente quanto aos fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico a partir do trabalho com projetos. Entre suas atividades, o Projeto amplia a troca de saberes sobre o trabalho com Projetos na Educação Infantil em parceria com a instituição pública municipal Centro de Educação Infantil (CEI) Mário Quintana. A partir de encontros de acompanhamento da prática pedagógica que envolvem o planejamento, execução e avaliação do trabalho com projetos, estudando, apoiando, discutindo e colaborando com a organização do trabalho pedagógico das professoras, oportunizando uma formação em contexto, comprometida e significativa. A atuação dos bolsistas para o desenvolvimento do Projeto se dá, inicialmente, com a integração em práticas pedagógicas com as crianças da UUNDC, sob orientação das professoras, de maneira a apropriarem-se da organização do trabalho pedagógico em contexto prático; nos encontros no CEI Mário Quintana; e na produção, em equipe, de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas inseridas em projetos pedagógicos na escola envolvida. Os Encontros de acompanhamento da prática pedagógica acontecem, quinzenalmente, no CEI e na UUNDC-UFC. Participam dos encontros a equipe de UUNDC e a coordenadora e 5 professoras do CEI. Conclui-se apontando que a experiência vivida a partir da troca e compartilhamento de saberes inovadores propicia a uma nova forma de pensar a formação acadêmica como um estado dinâmico de possibilidades e novos fazeres, além de permitir um diálogo mais próximo entre os estudantes de licenciaturas e os professores municipais de Fortaleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Karoline de Oliveira, A., Gomes Holanda, H. V., Pereira, T. F., & Cabral Costa, M. A. (2017). EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5157. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30181

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica