GIARDIA EPIPAR: USO DE ATIVIDADES LÚDICAS APLICADAS NAS COMUNIDADES COM ÊNFASE EM MÉTODOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS ENTEROPARASITÁRIAS.
Resumo
Doenças parasitárias são muito prevalentes em comunidades mais carentes. Assim torna-se importante o esclarecimento dos indivíduos susceptíveis sobre métodos de prevenção e controle, através da prática da Educação em Saúde. A educação, para obter um ensino mais eficaz, aperfeiçoou novas técnicas didáticas que geram práticas inovadoras. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados efetivos no ensino, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. O objetivo desse trabalho foi desenvolver materiais e atividades de ensino e aprendizagem, por meio de ferramentas lúdicas que possam explicar melhor como funcionam as doenças à luz das parasitoses. Logo, foi escolhido como forma de elucidar essas informações trabalhar o lúdico na esfera escolar com o apoio da técnica de recreação. Esta atividade tem realização contínua junto às visitas nas comunidades do entorno do Campus do Porangabussu realizadas pela equipe do projeto GIARDIA EpiPar. O primeiro semestre foi destinado ao desenvolvimento do material educativo a ser aplicado junto as crianças até 6 anos, frequentadoras de uma creche do município de Fortaleza. Trabalhou-se a montagem de jogos, tipo quebra-cabeças, construção de gibis com atividades de fixação de conteúdo e criação de paródias como ferramentas para aplicação e apreensão do saber voltado às doenças parasitárias. Espera-se que essas atividades forneçam subsídios para a elaboração de estratégias que não só possam disseminar conhecimento para os habitantes dessas comunidades, mas que tragam aclaramentos, fazendo emergir o conscientizar para as práticas de uma série de medidas que tornam uma área sadia, limpa, habitável, oferecendo condições adequadas de vida e saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vieira da Silva, H., Moura Sampaio, K. K., Souza, L. dos S., & Fonseca Lindoso Melo, A. C. (2017). GIARDIA EPIPAR: USO DE ATIVIDADES LÚDICAS APLICADAS NAS COMUNIDADES COM ÊNFASE EM MÉTODOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS ENTEROPARASITÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5188. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30212
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.